O ex-presidente Lula fez um aceno público ao senador José Serra (PSDB-SP) durante uma entrevista à Rádio Itatiaia, na última quinta-feira (10/3).
Lula afirmou ter uma “amizade histórica” com Serra, que foi seu adversário nas eleições presidenciais de 2002, e outros tucanos históricos e que quer conversar com o senador.
“Não é o fato de eu ter sido oposição ao Fernando Henrique Cardoso que eu vou deixar de conversar com ele, que vou deixar de conversar com o (José) Serra. Eu tenho amizade histórica com essa gente”, disse Lula à rádio.
A declaração do petista não foi gratuita. Segundo aliados, foi um “aceno” do ex-presidente ao senador paulista, em busca de viabilizar uma conversa tête-à-tête entre os dois.
Pessoas próximas a Lula ressaltam que o encontro com Serra seria o que falta para o petista “completar o ciclo” de conversas com os chamados “cabeças brancas” do PSDB.

Após 15 anos em que concorreram como rivais nas eleições presidenciais, o ex-presidente Lula (PT) e o ex-governador de São Paulo Geraldo Alckmin (PSDB) ensaiam formar aliança inusitada para 2022
Ana Nascimento/ Agência Brasil

Lula e Alckmin disputaram o segundo turno das eleições presidenciais de 2006 em uma campanha marcada por ataques mútuos. Lula saiu vencedor com 48,61% dos votos
Band/Reprodução

Após derrota, Alckmin seguiu como oposição ferrenha a Lula
Filipe Cardoso/ Metrópoles

Ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva
Rafaela Felicciano/Metrópoles

O ex-governador, inclusive, tem sinalizado favoravelmente ao petista
Michael Melo/Metrópoles

A aliança dos políticos é estratégica. Ter Alckmin como vice pode atrair setores do mercado e do empresariado que resistem ao nome de Lula como candidato à Presidência da República
Michael Melo/Metrópoles

O tucano pode, também, agregar mais votos de São Paulo, o maior colégio eleitoral do país
Igo Estrela/Metrópoles

De acordo com pesquisa realizada em setembro pelo Datafolha, Alckmim estava na liderança para o governo paulista
Igo Estrela/Metrópoles

A aliança entre os políticos ainda não foi oficializada. O acerto depende de um acordo sobre qual partido o ex-governador se filiaria
Ana Nascimento/ Agência Brasil

Ao ser vice de Lula, o ex-governador pode ganhar ainda mais projeção política, que o beneficiará durante possível corrida presidencial em 2026
Rafaela Felicciano/Metrópoles
0
No último ano, o ex-presidente já se encontrou com tucanos históricos como FHC, o senador Tasso Jereissati (PSDB-CE) e o ex-senador Aloysio Nunes (PSDB-SP).
Além disso, já está praticamente definido que o ex-governador paulista Geraldo Alckmin será o candidato a vice-presidente na chapa de Lula. Alckmin foi filiado ao PSDB por mais de três décadas.
Apesar dos acenos de Lula, auxiliares de Serra ressaltaram à coluna que não houve nenhum movimento concreto para um encontro entre os dois até o momento.
Mais sobre o assunto
O post O aceno de Lula para José Serra apareceu primeiro em Metrópoles.