Search
Close this search box.

-Publicidade-

Reino Unido alerta para manobra russa e ataque com arma química

Reino Unido alerta para manobra russa e ataque com arma química

O Ministério da Defesa do Reino Unido afirmou, em boletim de inteligência publicado nesta segunda-feira (14/3), que a Rússia pode utilizar uma estratégia de “bandeira falsa” para justificar uso de armas químicas na Ucrânia. Seria uma espécie de fraude, alegando que o eventual uso de armas químicas ou biológicas teria partido da Ucrânia, o que justificaria a invasão. Evidências não foram apresentadas. O Kremlin tem feito acusações do tipo até mesmo na Organização das Nações Unidas (ONU).

“A Rússia pode estar planejando utilizar armas químicas ou biológicas em uma operação de bandeira falsa. Uma operação como essa pode ter a forma de um ataque falsificado, com estratégia de ‘descoberta’ de agentes e munições ou evidências fabricadas ou alegações de que a Ucrânia pretende utilizar estas armas”, afirma o comunicado.

“Um ataque de bandeira falsa certamente estaria acompanhado de extrema desinformação para dificultar a responsabilização”, continua a inteligência britânica.

Por fim, o governo Ministério da Defesa do Reino Unido aponta, ainda, para a utilização da mesma estratégia que marcou a invasão da Ucrânia em 24 de fevereiro, com negativas reiteradas – até que as tropas russas ingressaram no território ucraniano em vários locais do país.

Após reunião do Conselho de Segurança convocada pela Rússia, a Alto Representante da Organização das Nações Unidas (ONU) para Questões de Desarmamento, Izumi Nakamitsu, disse não ter nenhuma evidência de qualquer programa de desenvolvimento de armas biológicas na Ucrânia, nem próprio nem apoiado pelos Estados Unidos, como sustenta a Rússia.

Linda Thomas-Greenfield, embaixadora dos EUA na ONU, expressou preocupação à época de que as reais intenções de Putin sejam criar um pretexto para tirar de suas tropas a responsabilidade de um eventual uso de armas químicas ou biológicas no conflito.

Na reunião entre os 15 membros do Conselho de Segurança, embaixadores chamaram as acusações russas de “total absurdo”. Também aproveitaram o espaço para dizer que o exército russo tem matado civis de forma deliberada durante a invasão, chamada por Putin apenas de “operação militar especial”.

O post Reino Unido alerta para manobra russa e ataque com arma química apareceu primeiro em Metrópoles.

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Pinterest