Search
Close this search box.

-Publicidade-

Banco Central alerta para “quebra da confiança no regime fiscal”

Banco Central alerta para “quebra da confiança no regime fiscal”

O Banco Central (BC) avaliou, nesta quinta-feira (24/11), por meio de uma ata do Comitê de Estabilidade Financeira (Comef), que a quebra de confiança no regime fiscal pode representar uma ameaça à própria estabilidade financeira do país.

Segundo o documento, as bases do sistema financeiro do Brasil permanecem sólidas e resilientes, mas o aumento dos gastos públicos e as incertezas na política fiscal podem modificar esse cenário.

“O aumento de gastos públicos e a incerteza sobre a trajetória do endividamento podem elevar os prêmios de risco e as expectativas de inflação, com reflexos à estabilidade financeira através do aumento da volatilidade dos ativos, da piora da capacidade de pagamento dos agentes e da deterioração da qualidade do fluxo de capitais”, diz o BC no comunicado.

Segundo a autoridade monetária, “o impacto mais severo” sobre a economia brasileira “continua sendo o observado no cenário de quebra da confiança no regime fiscal”.

Na quarta-feira (23/11), o presidente do BC, Roberto Campos Neto, já havia dito que as indefinições em relação à política fiscal representavam um “peso importante” para a economia do Brasil, em um momento de preocupação dos investidores.

Países emergentes

Na ata divulgada pelo BC, a instituição aponta o potencial impacto do descontrole fiscal sobre as economias dos países emergentes.

“A combinação de inflação elevada, atividade em desaceleração e alta volatilidade nos mercados traz desafios para a comunicação das políticas monetária, fiscal e macroprudencial nesses países”, diz o banco. “Transparência, previsibilidade e credibilidade na condução dessas políticas são essenciais para mitigar os riscos sistêmicos.”

The post Banco Central alerta para “quebra da confiança no regime fiscal” first appeared on Metrópoles.

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Pinterest