O artista canadense Michael Snow, de 94 anos, faleceu na última quinta-feira (5/1), em Toronto, em decorrência de uma pneumonia. A informação foi confirmada, nessa sexta (6/1), pela galeria que o representava, a Jack Shainman.
“Um titã entre os visionários que pensam no futuro, Michael ultrapassou os limites da arte como a definimos, fazendo contribuições seminais para os campos do cinema, pintura, escultura, vídeo, som, fotografia, música, desenho e escrita”, ressalta o post feito na página oficial da galeria.
Mais sobre o assunto
Michael Snow foi responsável por trabalhos que se tornaram clássicos do cinema underground, como Wavelength, de 1967, quando ficou conhecido por experimentar novas linguagens com a câmera. Na época, o filme causou polêmica ao ser exibido no MoMA, em Nova York, com cinéfilos saindo no tapa enquanto discutiam se a produção era arte ou fraude.
Ao longo de sua carreira, Michael Snow também se expressou artisticamente por meio de pinturas, fotografias e esculturas, entre outros movimentos culturais.
The post Morre, aos 94 anos, o cineasta underground Michael Snow first appeared on Metrópoles.