De acordo com informações da Newsweek, uma oficial de defesa russa foi encontrada morta nessa quarta-feira (15/2) em São Petersburgo. Marina Yankina tinha 58 anos e era chefe do Departamento de Suporte Financeiro do Ministério de Defesa da Rússia no Distrito Militar Ocidental.
Esta é a terceira pessoa proeminente que morre após cair de uma janela desde que o país iniciou a guerra da Ucrânia, que completa um ano no dia 20/2. O Distrito Militar Ocidental é um dos seis que compõem as Forças Armadas Russas.
De acordo com um site de notícias local chamado Fontanka, o corpo de Marina Yankina foi encontrado na rua Zamshina, que fica em Kalininsky, distrito de São Petersburgo. Informações preliminares dão conta que ela estava logo abaixo da janela do prédio onde morava.
Informações divulgadas pelo governo russo indicam que ela cometeu suicídio. Seus pertences pessoais e alguns documentos foram encontrados em uma sacada do prédio. Ela teria ligado para o marido e avisado sobre a intenção de tirar a própria vida. Na imprensa local, há relatos de que Yankina lutava contra problemas de saúde.
A morte repercutiu entre os ucranianos. Anton Gerashchenko, conselheiro do Ministério do Interior da Ucrânia, comentou sobre o caso de Yankina. “Sua morte não foi a primeira entre os oficiais de alto escalão da Rússia no último ano”, comentou, citando a morte de Vladimir Makarov.
Trata-se do subchefe da Diretoria do Ministério de Assuntos Internos da Rússia. Ele foi encontrado morto após um suposto suicídio em Moscou. Semanas antes, ele foi demitido pelo presidente Vladimir Putin. Kiev tenta associar as mortes ao conhecimento sobre segredos militares e financeiros da Rússia.
The post Na Rússia, oficial da Defesa é encontrada morta após cair de janela first appeared on Metrópoles.