As festas de fim de ano são marcadas pelas reuniões em famílias ao redor de mesas fartas, com pratos tradicionais, que trazem memórias afetivas e, não dá para negar, muitas calorias.
A nutricionista Danielle Toledo, do Grupo Conexa, sugere algumas substituições simples que podem ser feitas em pratos típicos com o objetivo de torná-los mais leves e saudáveis, sem interferir no sabor que traz recordações.
“Desfrutar de momentos prazerosos não depende somente de uma maneira de cozinhar ou de comer, mas, também de agir. As opções saudáveis podem e devem ser incorporadas em seu dia a dia, ganhando espaço também em ocasiões especiais”, afirma Danielle.
A pedido do Metrópoles, a nutricionista indicou duas receitas adaptadas que farão sucesso na ceia sem provocar culpa no dia seguinte. Confira!
Mais sobre o assunto
Salpicão fit
O salpicão de frango é um prato clássico da ceia de Natal brasileira. A união de diferentes sabores e texturas dos ingredientes agrada. Para tornar o preparo menos calórico, a nutricionista sugere a substituição da maionese por iogurte integral ou desnatado.
Além de saborosa, a troca é benéfica porque o iogurte é fonte de cálcio – bom para os ossos, para a flora intestinal e para o sistema imunológico. “Esta receita é uma opção bem completa e nutritiva, fonte de proteínas e carboidratos, ideal para variar o consumo de proteína animal”, sugere Danielle.

Ingredientes:
Maionese de cenoura
1 cenoura média;
½ xícara de iogurte natural;
1 colher de sopa de limão;
Azeite a gosto;
Sal a gosto.
Salpicão
1 peito de frango desfiado;
½ xícara de cenoura ralada;
1 maçã pequena cortada em cubos;
2 colheres de sopa de salsa picada;
Sal a gosto;
Pimenta-do-reino moída na hora.
Modo de preparo
Maionese de cenoura:
No liquidificador, comece batendo a cenoura com o iogurte e o suco de limão até formar um creme bem liso. Em seguida, adicione o azeite até o creme ficar mais grosso. Por fim, acerte o sal de acordo com seu gosto.
Salpicão:
Misture o peito de frango, a cenoura, a beterraba, a maçã e a salsa com aproximadamente duas colheres de sopa da maionese de cenoura feita anteriormente. Logo depois, adicione sal e pimenta-do-reino.
Farofa low carb
Existem muitas versões da farofa de Natal: com bacon, uva-passa, azeitona e ovo. A nutricionista recomenda uma versão com oleaginosas para uma receita crocante, nutritiva e saborosa. Como diferencial, também sugere o acréscimo de linhaça.
As gorduras saudáveis presentes nas nozes, castanhas, amêndoas, avelãs e pistaches cuidam do coração, combatem os radicais livres, protegem os ossos, as articulações e ainda conferem sabores requintados ao prato.
“As amêndoas e as castanhas melhoram a saúde do coração, controlam a pressão arterial, além de fortalecerem o sistema imunológico. A linhaça ajuda a reduzir o colesterol no sangue e fornece benefícios ao coração e à pele”.

Ingredientes:
1 xícara de farinha de amêndoas;
1 xícara de aveia em flocos;
1 xícara de castanha de caju;
1/2 xícara de linhaça;
1 colher (chá) de azeite;
1 cebola picada;
2 dentes de alho;
Sal.
Modo de preparo:
Leve as castanhas ao forno pré-aquecido em uma forma por aproximadamente 20 minutos. Deixe esfriar, coloque-as no liquidificador junto com a linhaça e bata até triturar bem. Depois junte as farinhas com a mistura de castanhas dentro de um recipiente.
Em uma frigideira, refogue a cebola picada e o alho picado no azeite até dourar e, então, acrescente a mistura de farinhas e castanhas. Mexa até dourar tudo. Desligue o fogo, acrescente salsinha e sirva.
O post Ceia saudável: aprenda receitas leves para agradar na noite de Natal apareceu primeiro em Metrópoles.



