O pênalti desperdiçado por Memphis Depay no último domingo (8), na derrota para o Palmeiras, reacendeu um debate no Corinthians. Desde a temporada passada, o elenco do Timão tem enfrentado dificuldades nas cobranças de penalidades máximas. Em 2026, este já é o segundo pênalti desperdiçado pelo Corinthians. Yuri Alberto havia falhado no clássico contra o Santos, na Vila Belmiro, também pela primeira fase do Paulistão. Assim como Memphis, o camisa 9 sequer acertou o alvo.
No caso do holandês, imagens flagraram Andreas Pereira, do Palmeiras, pisando na região da marca do pênalti para tentar atrapalhar o cobrador corintiano.
Após o Dérbi, o técnico Dorival Júnior comentou a dificuldade que o grupo tem apresentado nas cobranças.
“A preocupação existe, é natural, até por estarmos errando em excesso. Mas treinamento não falta. Fica a critério deles melhorarem, repetirem mais vezes. Isso é uma necessidade. Nesse lance, ele (Memphis) escorregou. Não tinha como ele estar equilibrado”, disse o treinador em entrevista coletiva.
Na semifinal da Copa do Brasil de 2025, contra o Cruzeiro, apenas Yuri Alberto desperdiçou uma das cobranças. Outros cinco jogadores converteram.
Alguns erros marcantes da temporada passada ficaram registrados, como a cavadinha de Memphis na derrota por 2 a 1 para o Mirassol. Yuri Alberto, no revés pelo mesmo placar diante do Flamengo, tentou jogada semelhante e também falhou.
Por outro lado, o camisa 9 converteu pênalti na vitória do Corinthians sobre o São Paulo, no segundo turno do Campeonato Brasileiro, enquanto Memphis marcou na cobrança no triunfo diante do Grêmio. Ambos os jogos foram disputados na Neo Química Arena.
Na última temporada, o Corinthians ainda contava com Maycon, batedor de confiança da comissão técnica. Ele converteu pênalti na vitória por 3 a 0 sobre o Mirassol.
O Timão volta a entrar em campo nesta quinta-feira (12), contra o Red Bull Bragantino, novamente na Neo Química Arena, pelo Campeonato Brasileiro. Pelo Paulistão, o Alvinegro fecha a primeira fase contra o São Bernardo, fora de casa, no dia 15 (domingo).