Esses nomes citados na chamada no alto lembram o que? Velocidade, ousadia, história e, claro, recordes. Pois bem, a bordo de um McLaren Senna, o piloto paulistano Ricardo Maurício, tricampeão da Stock Car, percorreu os 4,309km do traçado do autódromo de Interlagos, em São Paulo, em 1min37s856.
É o novo recorde do circuito para carros de rua originais de fábrica. Mauricio e o McLaren Senna pulverizaram o recorde logo na primeira tentativa. O piloto saiu do box, deu uma volta para descobrir os limites do carro e na seguinte obteve o tempo de 1min41s422, 1s6 mais rápido que o recorde anterior estabelecido neste ano pela Porsche no início do ano.
Nas tentativas seguintes (seis no total, alternadas com paradas no box) os tempos foram baixando até ser atingida a marca de 1min37s856 na 20ª volta percorrida. Na última saída, o McLaren Senna conseguiu a segunda melhor marca do dia: 1min37s879, apenas 23 milésimos de segundo mais lenta que a volta recorde. No total, foram 25 voltas, incluindo as de instalação e as de retorno aos boxes. O teste foi realizado nesta quarta-feira (31).
O carro estava totalmente original, inclusive equipado com os pneus Pirelli Trofeo R com os quais saiu da fábrica. O McLaren Senna permite várias opções de regulagens de asa, eletrônica e outros, mas elas permaneceram inalteradas. A média horária da volta recorde foi de 158,485 km/h e a velocidade mais alta (esta, registrada pelo próprio Mauricio ao olhar o painel) foi de 295 km/h no fim da reta dos boxes.
A cronometragem oficial do UK Motors Academy Porto Seguro ficou a cargo da equipe Racing Crono, uma das mais experientes e conceituadas do Brasil. Não por coincidência, é a mesma empresa que registrou o recorde anterior para carros de rua originais em Interlagos.
Com produção limitada a 500 unidades (a marca não divulga preços), o McLaren Senna é um dos carros de rua mais extremos já produzidos pela McLaren Automotive. Seu motor V8 biturbo de 4 litros (3.994 cm³) entrega 800 cv e 800 Nm de torque, permitindo um desempenho de carro de corrida: aceleração de 0 a 100 km/h em 2,8 segundos, de 0 a 200 km/h em 6,8 segundos e de 0 a 300 km/h em 18,8 segundos.
A velocidade máxima é de 335 km/h. Toda a estrutura é de fibra de carbono e a carga aerodinâmica gerada pode chegar a 800 kg. A unidade pilotada por Mauricio em Interlagos é uma das quatro importadas oficialmente ao Brasil pela UK Motors.
Ricardo Maurício é um dos pilotos brasileiros mais vitoriosos no Brasil e no exterior. Conquistou diversos títulos no kart (onde começou a correr aos dez anos de idade) e sua carreira internacional inclui experiência na Fórmula 3 inglesa, Fórmula 3 espanhola (na qual foi campeão em 2003), Fórmula 3000 e Endurance TC 2000 na Argentina (campeão em 2009).
Mauricio possui oito títulos nacionais: além dos três na Stock Car (2008, 2013 e 2020), tem três em Marcas e Pilotos (2012, 2013 e 2014), um no Endurance Brasil (2017) e um na Fórmula Ford (1995).
O post McLaren, Senna, Interlagos e o novíssimo recorde para carros de rua apareceu primeiro em Metrópoles.