O vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB) deve reafirmar ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) resistência a disputar um cargo por São Paulo. A declaração do petista de que o vice-presidente tem uma “missão” a cumprir no estado pegou de surpresa a cúpula nacional do PSB.
O partido já informou a Lula que quer Alckmin novamente na chapa presidencial e o próprio vice-presidente já indicou a sua preferência a interlocutores do presidente.
A ideia de Lula é ter uma nova conversa com Alckmin sobre o cenário em São Paulo. A primeira foi promovida em janeiro e terminou sem resultado.
No encontro, Lula manifestou preocupação com a falta de um palanque competitivo a oito meses do pleito nacional. O sonho de Lula era de que Alckmin ou Fernando Haddad disputassem o governo de São Paulo. Os dois, porém, resistem.
Em conversa com interlocutores, Alckmin já disse que seu futuro é ficar no posto de vice-presidente ou “capinar em Pinda” — em referência à sua cidade de origem, Pindamonhangaba (SP), onde foi vereador e prefeito nos anos 1970.