O presidente Jair Bolsonaro (PL) afirmou, nesta quinta-feira (19/5), que o Brasil é o país que menos sofre com a alta no preço dos combustíveis e dos alimentos. A declaração foi dada nesta manhã, durante participação no congresso Mercado Global de Carbono, no Rio de Janeiro.
Bolsonaro afirmou que o Brasil e demais países do mundo enfrentam problemas que são consequências das ações de enfrentamento à pandemia. Ele também disse ser o “único chefe de estado do mundo” a ter uma visão “diferente” sobre a crise da Covid.
O presidente considerou como “lamentável” a determinação do Supremo Tribunal Federal (STF) sobre a adoção de medidas sanitárias ser responsabilidade de estados e municípios.

O preço da gasolina tem uma explicação! Alguns índices são responsáveis pelo valor do litro de gasolina, que é repassado ao consumidor na hora de abastecer
Getty Images

Há quatro tributos que incidem sobre os combustíveis vendidos nos postos: três federais (Cide, PIS/Pasep e Cofins) e um estadual (ICMS)
Getty Images

No caso da gasolina, de acordo com dados da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), a composição do preço nos postos se dá por uma porcentagem em cima de cada tributo
Getty Images

O preço na bomba incorpora a carga tributária e a ação dos demais agentes do setor de comercialização, como importadores, distribuidores, revendedores e produtores de biocombustíveis
Getty Images

Além do lucro da Petrobras, o valor final depende das movimentações internacionais em relação ao custo do petróleo, e acaba sendo influenciado diretamente pela situação do real – se mais valorizado ou desvalorizado
Getty Images

A composição, então, se dá da seguinte forma: 27,9% – tributo estadual (ICMS); 11,6% – impostos federais (Cide, PIS/Pasep e Cofins); 32,9% – lucro da Petrobras; 15,9% – custo do etanol presente na mistura e 11,7% – distribuição e revenda do combustível
Getty Images

O disparo da moeda americana no câmbio, por exemplo, encarece o preço do combustível e pode ser considerado o principal vilão para o bolso do consumidor, uma vez que o Brasil importa petróleo e paga em dólar o valor do barril, que corresponde a mais de R$ 400 na conversão atual
Getty Images

A alíquota do ICMS, que é estadual, varia de local para local, mas, em média, representa 78% da carga tributária sobre álcool e diesel, e 66% sobre gasolina, segundo estudos da Fecombustíveis
Getty Images
0
Para Bolsonaro, as normas restritivas geraram alta nos preços dos combustíveis e dos alimentos. No entanto, ele avaliou que o Brasil é o país que menos sofre com a escalada nos valores.
“Nós vivemos um problema no mundo, e no Brasil não está diferente. Apesar de eu ser o único chefe de estado do mundo que tinha uma visão diferente de como deveríamos tratar a pandemia. Lamentavelmente, o STF tirou de mim esse que seria o meu direito”, discursou.
O presidente repetiu que “a política do fique em casa, a economia do ‘a gente vê depois’” trouxe consequências. “Terríveis para todos nós. Preço dos combustíveis, preço dos alimentos. Mas o Brasil é o que menos sofre esse problema no mundo”, avaliou.
Mais sobre o assunto
Inflação
Em abril deste ano, a inflação cresceu 1,06%. Foi o maior índice para o mês desde 1996. Os dados foram divulgados pelo Instituto Nacional de Geografia e Estatística (IBGE).
Em abril, os principais impactos vieram de alimentação e bebidas, variação (2,06%) e impacto (0,43 p.p.), e dos transportes – alta de 1,91% e 0,42 p.p. de impacto. Juntos, os dois grupos contribuíram com cerca de 80% do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) de abril.
No caso dos transportes, a alta foi puxada, principalmente, pelo aumento nos preços dos combustíveis que continuaram subindo (3,20% e 0,25 p.p.), assim como no mês anterior, com destaque para gasolina (2,48%), produto com maior impacto positivo (0,17 p.p.) no índice do mês.
Agenda no Rio de Janeiro
O presidente cumpre agenda oficial no Rio de Janeiro nesta quinta. Durante a manhã, Bolsonaro participou de visita ao Instituto de Pesquisas Jardim Botânico. Ele discursou durante o congresso Mercado de Carbono e deve participar de almoço com autoridades que estão no evento.
Além de Bolsonaro, outras presenças do governo federal estão confirmadas no congresso. É o caso dos ministros Joaquim Leite, do Meio Ambiente, e Paulo Guedes, da Economia.
Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: //t.me/metropolesurgente.
O post Bolsonaro: Brasil é país que menos sofre com preço de combustíveis apareceu primeiro em Metrópoles.