A atuação integrada das forças de segurança do Distrito Federal durante o Carnaval 2026 tem garantido organização, resposta rápida e sem registro de ocorrências graves. O planejamento estratégico tem sido acompanhado de perto pelo secretário de Segurança Pública do DF, Sandro Avelar, junto à equipe de gestores e técnicos da pasta.
O uso de tecnologias de monitoramento, como o sistema de reconhecimento facial, tem sido fundamental. No domingo (15), o equipamento possibilitou a identificação e a prisão de um indivíduo com mandado de prisão em aberto na área central de Brasília.
Também foram realizadas ações educativas de trânsito pelo Departamento de Trânsito (Detran-DF) e campanhas de combate à violência doméstica, como as da Polícia Civil do DF (PCDF) na Rodoviária do Plano Piloto e da Polícia Militar do DF (PMDF), com implementação da Sala Lilás Itinerante, espaço de atendimento especializado e humanizado voltado ao acolhimento de mulheres vítimas de violência de gênero durante as festividades.
O Corpo de Bombeiros do DF (CBMDF) também lançou uma campanha nas redes sociais sobre a importância de a população ativar a ficha médica e cadastrar as informações de emergência no próprio celular (Android ou iPhone), incluindo contatos de familiares ou responsáveis, tipo sanguíneo, alergias, doenças pré-existentes e uso contínuo de medicamentos.
Planejamento
O planejamento do Carnaval 2026 é resultado de um trabalho iniciado em outubro do ano passado, com realização de reuniões técnicas e operacionais sob a coordenação da Secretaria de Segurança Pública (SSP-DF). Os encontros reuniram organizadores dos blocos e os órgãos envolvidos, tendo como focos a redução de conflitos, a organização dos espaços públicos e a diminuição dos impactos em áreas residenciais.
“Estamos realizando um Carnaval de grande porte, com público superior ao esperado, policiamento reforçado, viaturas posicionadas estrategicamente, além do monitoramento aéreo e da atuação integrada de todas as forças. A presença das forças de segurança é estratégica. Ela transmite segurança, inibe a prática de crimes e garante que a população possa aproveitar a festa com tranquilidade. O Distrito Federal mostra, mais uma vez, que é possível realizar grandes eventos com organização, planejamento e integração”, ressalta o secretário de Segurança Pública do DF, Sandro Avelar.
O secretário-executivo de Segurança Pública, Alexandre Patury, reforça a importância do planejamento integrado: “A presença qualificada das forças não é apenas operacional, é preventiva. Trabalhamos de forma coordenada sob o comando da SSP-DF, em integração com Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros e Detran. O resultado é uma festa segura, com a população participando de forma pacífica e consciente”.
O subsecretário de Operações Integradas, Alexandre Melo, completa: “Nosso objetivo é claro: preservar vidas, inibir práticas criminosas e garantir que o folião aproveite a festa com segurança”.