A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) divulgou o áudio do VAR do lance polêmico do empate em 0 a 0 entre Palmeiras e Cruzeiro, neste domingo (26), no Allianz Parque, em que a Raposa entende ter sido prejudicada pela não expulsão do zagueiro paraguaio Gustavo Gómez, da equipe paulista.
O lance aconteceu aos 10 minutos de jogo, quando o defensor palmeirense Gustavo Gómez tentou tirar a bola com um carrinho frontal. No entanto, seu movimento acabou atingindo a canela do jogador Wanderson.
Com a violência do impacto, Wanderson teve que receber atendimento médico e precisou ser substituído. O árbitro Rafael Klein apenas assinalou falta, mas não mostrou sequer o cartão amarelo.
A equipe do VAR, comandada por Daniel Nobre Bins, entretanto, acionou Klein, ‘recomendando’ a revisão do lance para uma possível expulsão do zagueiro do Palmeiras. “Recomendo revisão para possível cartão vermelho. No nosso entendimento, o Gustavo Gómez tira a bola e não recolhe a perna, continua o movimento e atinge a canela do jogador adversário em intensidade alta”, cita Daniel Nobre Bins.
Entretanto, Klein pediu uma nova imagem para analisar o lance. “Quero ver porque esse jogador toca a bola primeiro e se ele tinha tempo para recolher a perna”. Pouco depois, o árbitro já deu seu veredicto: “O jogador chuta a bola e não tem tempo para tirar essa perna. Tiro livre direto e cartão amarelo”.
Confira o áudio do VAR do lance polêmico de Palmeiras x Cruzeiro
Analistas de arbitragem dos principais veículos de comunicação do país consideraram que a decisão de Klein foi equivocada, entendendo que Gustavo Gómez deveria ter sido expulso.
O Cruzeiro também questiona a expulsão de seu zagueiro Fabrício Bruno, após receber o segundo cartão amarelo por uma possível falta em Allan. Nas imagens da partida, é possível ver que, na verdade, o atacante palmeirense tropeça na perna do defensor celeste.
Irritado com a situação, Leonardo Jardim, técnico do Cruzeiro, se disse frustrado com o que tem visto no futebol brasileiro, pelo que considera interferências diretas da arbitragem no jogo, e, em função disso, chegou a colocar em xeque sua possível permanência no país.