Está marcada para a próxima terça-feira (21/6) a leitura e aprovação do relatório final da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) sobre maus-tratos de animais da Câmara Legislativa do DF (CLDF). Iniciada em setembro de 2021, ela teve cinco reuniões ao longo do tempo de trabalho.
A finalidade da comissão foi investigar os fatos enquadrados neste tipo de crime cometido contra animais. O requerimento, feito ainda em 2019, se baseou em diversas denúncias.
Os trabalhos foram presididos pelo deputado distrital Daniel Donizet (PL).
Mais sobre o assunto
A última reunião ocorreu em abril deste ano. Na oportunidade foi ouvido Luciomario de Assunção, proprietário do Pet Park Hotel, pet shop onde o cachorro Ted morreu em março.
O dono do estabelecimento informou que o cão da raça maltês foi atacado por outro cachorro, maior, quando o empresário, por descuido, o deixou escapar por uma porta que separava animais de portes diferentes. “Eu não tinha jamais a intenção de expor a vida do cão, muito menos deixar ele com outros cães maiores”, disse.
O empresário também alegou que, em 10 anos de atuação, nunca houve outro caso grave em seu estabelecimento. “Eu amo os animais. Eu não tenho filhos, tenho cachorros, que eu trato como filhos”.

Cachorrinho Ted
Reprodução/Instagram

Cachorro morreu no pet shop
Arquivo pessoal

Ted tinha 10 anos
Arquivo pessoal

Família de Ted se pronunciou nas redes sociais
Arquivo pessoal
0
O empresário ainda disse que está “respondendo a dois processos do Ministério Público por causa do meu erro”. “Já estou sendo processado, já acabaram com meu negócio, acho que está bom, né gente? Acho que já fui crucificado demais”, comentou.
O post CPI dos maus-tratos contra animais terá reunião final na próxima 3ª apareceu primeiro em Metrópoles.