O deputado federal eleito pelo DF Alberto Fraga (PL) compartilhou, na noite desta sexta-feira (28/10), um panfleto falso atribuído à campanha do candidato à Presidência da República Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Com diversas informações enganosas, o papel é compartilhado pelo futuro parlamentar com a legenda “Leia e tome sua decisão! Se vc [sic] não gosta do Bolsonaro, vote pelo seus filhos”.
Entre a lista de supostas propostas de Lula, estão listadas o “direito a liberdade do aborto”, a “liberação ordenada das drogas”, um “estado livre de movimentos cristãos” e a “descriminalização de pequenos delitos”.
O folheto, no entanto, tem uma foto não utilizada pela campanha do petista e uma estrela antiga do partido. Além disso, não há registro de gráfica, CNPJ da federação ou tiragem em qualquer canto do folheto.
Veja
0
Procurado, o coordenador de campanha do Lula no DF e deputado distrital Leandro Grass (PV) informou, por meio de nota, que o material é falso. “Está claro que esse material apócrifo – sem os dados da gráfica ou do autor, como determina a legislação eleitoral – foi feito para tentar enganar o eleitor com informações falsas sobre o presidente Lula. Quem dissemina esse tipo de fake news precisa responder legalmente sobre seus atos”.
O presidente do PT-DF Jacy Afonso, também respondeu a reportagem dizendo que o panfleto é falso.
Já Fraga, respondeu a reportagem da seguinte maneira: “Me diga vc qual o item desse panfleto é mentiroso? Ora, essa é a bandeira do PT! E se for mentira, o Instagram que apague!”
Fake news
Essa não é a primeira vez que Fraga compartilha informação falsa no perfil dele nas redes sociais. Em 19 de outubro, ele compartilhou uma montagem em que aparece um suposto áudio de Lula falando sobre a relação dele com ex-Ministro da Casa Civil Antonio Palocci.
A própria rede social, antes de reproduzir o vídeo, informa aos usuários da plataforma que o vídeo não tem veracidade.