Da música pop ao axé, funk e rock, o DF Folia 2026 promete um Carnaval cheio de animação e alegria, com atrações para todos os gostos e idades. A programação, que começou no dia 7 deste mês e segue até 1º de março, conta com 73 blocos espalhados em diversas regiões administrativas. A iniciativa recebe investimento de R$ 10 milhões, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa (Secec-DF) em parceria com a Associação Artise de Arte, Cultura e Acessibilidade.
A festa carnavalesca estará presente em regiões como Plano Piloto, Ceilândia, Taguatinga, Samambaia, Planaltina, Gama, Sobradinho, Águas Claras, Riacho Fundo, São Sebastião, Cruzeiro, Guará, Estrutural, Recanto das Emas, Núcleo Bandeirante, Jardim Botânico, Fercal e Água Quente.
Deste sábado (14) a terça-feira (17), o DF Folia 2026 contará ainda com três territórios culturais, instalações pensadas para ampliar o acesso do público e garantir uma festa diversa, organizada e segura. Na plataforma Carnaval Monumental, seis blocos vão ocupar a área externa do Museu Nacional da República , com atrações das 13h às 21h. O público poderá curtir os blocos do Amor, das Montadas, Na Batida do Morro, Baile Bregue, Nave Pirata e As Leis de Gaga.
No Gran Folia 2026, promovido no Quadrante 2 da Esplanada dos Ministérios das 16h à 1h nos quatro dias, a festa será comandada por diversos blocos, incluindo o Raparigueiros. No mesmo período, o Setor Carnavalesco Sul — Circuito Brasília em Folia, no Setor Comercial Sul (quadras 5 e 3 e na Via S2), das 10h às 22h, terá a folia garantida pelo Bloco Saly, System Safadown, Pagodão Delas, entre outros.
Carnaval é espaço de alegria, cidadania e sustentabilidade: é isso que o bloco Vassourinhas de Brasília, um dos mais tradicionais da capital, reforça na edição deste ano. Em 2026, o bloco também lança uma campanha institucional de enfrentamento ao feminicídio, sobre conscientização e educação sobre o respeito às mulheres, com o lema “Quem Ama, Cuida e Respeita”. O desfile ocorre no sábado, com concentração a partir das 15h e saída do cortejo às 17h, pela via S2, ao lado do Sesi Lab, seguindo em direção ao Setor Carnavalesco Sul.
Fundado em 1967, o Vassourinhas tem o frevo pernambucano como base musical, gênero reconhecido como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade. Neste ano, a folia ficará por conta da Orquestra Popular Marafreboi e do grupo Vivendo e Batucando. Além disso, a iniciativa mantém parceria com o Serviço de Limpeza Urbana (SLU), com a Ala dos Garis na linha de frente do cortejo, e ações educativas sobre o descarte correto de resíduos ao longo do percurso.
Atenção aos pets
No domingo (15), quem participar do Carnapati, bloco infantil organizado pelo Teatro Mapati, terá acesso a ações de cuidado animal, com vacinação gratuita, microchipagem, identificação e feira de adoção responsável. A festa será das 14h às 18h, no Setor Comercial Sul, dentro da Estação Galeria do Metrô, integrando a programação oficial do Carnapati 2026, que celebra 35 anos de história do Espaço Cultural Mapati. A ação conta com o apoio da Diretoria de Vigilância Ambiental em Saúde do DF, da Universidade de Brasília(UnB) e do Departamento de Proteção, Defesa e Direitos Animais do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima.
A iniciativa será ofertada exclusivamente para cães, já que gatos podem fugir com facilidade em ambientes abertos. Para participar dos serviços de microchipagem e vacinação, é obrigatório que o tutor registre previamente o cão no Sistema do Cadastro Nacional de Animais Domésticos (SinPatinhas), disponível no site do Ministério do Meio Ambiente. Quem quiser pode contribuir com a doação solidária de 1 kg de ração, que será integralmente destinada às instituições participantes, ajudando no cuidado e na manutenção dos animais resgatados.