Cidalva Prates Guedes, de 53 anos, foi internada com dengue e, segundo equipe médica, ‘teve delírios e pulou sozinha da sala vermelha’. Paciente sofreu traumatismo craniano e foi diagnosticada com ‘hemorragia cerebral grave sem chance de reversão’ por causa da queda.
Por Maria Fernanda Soares, TV Globo
Cidalva Prates Guedes caiu da janela de UPA em Ceilândia, no DF, onde estava internada com quadro de dengue — Foto: Reprodução
A filha da mulher que caiu da janela da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Ceilândia, no Distrito Federal, na última quinta-feira (9), Ana Carolina Araújo, diz estar vivendo um pesadelo. Cidalva Prates Guedes, de 53 anos, estava internada na unidade com um quadro grave de dengue e, segundo a equipe médica, “teve delírios e pulou sozinha da sala vermelha” (saiba mais abaixo).
LEIA TAMBÉM:
- SAMAMBAIA: Polícia do DF investiga morte de adolescente que foi atendido em UPA após machucar joelho
- 14 PARADAS CARDÍACAS: Polícia investiga morte de mulher após receber alta da UPA de Ceilândia, no DF
Por causa da queda de uma altura de cerca de 2 metros, Cidalva teve traumatismo craniano e foi diagnosticada com “hemorragia cerebral grave sem chance de reversão” . O Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do DF (Iges), responsável pela gestão da UPA, disse que a equipe prestou toda assistência (veja íntegra da nota ao final da reportagem).
“Me falaram que não tem mais chance de reversão o quadro dela. A gente não consegue entender o porquê que eles não adotaram as condutas necessárias na UPA pra poder prevenir danos ao cérebro da minha mãe. Não consigo nem imaginar que isso está acontecendo”, diz Ana Carolina.
Cidalva Prates Guedes enquanto estava internada na UPA de Ceilândia, com quadro de dengue
Antes disso, as filhas fizeram imagens da mãe na UPA. Segundo familiares, Cidalva apresentava fraqueza e confusão mental antes de cair da janela (veja vídeo acima).
A família de Cidalva denunciou o caso, que está sendo investigado pela 19ª Delegacia de Polícia, em Ceilândia. No depoimento prestado à Polícia Civil, uma das filhas da vítima disse que ao chegar à UPA na noite de quinta-feira (9), foi informada “que a paciente havia tido delírios e pulado sozinha da janela aberta na sala vermelha“.
O post ‘É um pesadelo’, diz filha de mulher que caiu da janela de UPA no DF e está em estado gravíssimo apareceu primeiro em Ouvidoria Comunitaria.