Há dias o portal ouvidoria Comunitária vem recebendo vários pedidos de socorro por parte de pais e mães que não consegue dialogar com a Regional de Ensino de São Sebastião para fornecer transporte escolar para a crianças chegarem até a escola. As burocracias de uma portaria que limita ao atendimento atingem principalmente as crianças carentes que moram no Bairro Morro da Cruz e Zumbir dos Palmares chegando andar mais 3Kms a pés. Os moradores destes bairros que já sofrem a muito tempo com a fata de transporte público que não dão conta de atenderem os usuários equivalente a mais de 30mil que mora na região e agora tem que dividir com estudantes através do passe estudantil. Essa e a estratégia da Regional de Ensino local.
É o caso da Roseane que relatou seu problema junto a nossa Redação.
Na integra.
“Tenho 2 filhos e hoje o escolar não levou porque o nome deles não está na lista que a Regional passou para a garagem, fiz o pedido na escola e a Regional não deu resposta, tenho que aguardar 10 dias para saber se meus filhos tem direito ou não ao transporte escolar segundo a Regional Ensino” hoje retornei na Regional e me informaram que provavelmente meus filhos não tem direito porque onde tem circular tem que usar o passe estudantil, o transporte escolar vai ser só para quem mora depois do final do asfalto, significa que vou ter que parar de trabalhar para levar e buscar meus filhos na escola porque como vou mandar 2 crianças de 7 e 9 anos sozinha em um circular tendo que atravessar 2 pistas? Se eu tiver que parar de trabalhar como vou ter comida e pagar passagem pra ir levar e buscar na escola? Porque, eles têm direito no passe, mas eu não! Minha solução vai ser tirar eles da escola mesmo com passe estudantil, como vou pegar 2 ônibus no mesmo horário se eles estudam em colégios diferentes. Afirmou ela!
Dona Graça informou que ela e várias outras mães já foram várias vezes na Regional de Ensino de São Sebastião e nada foi resolvido até hoje, segundo ela existe uma grande falta de vontade por parte dos gestores que além de atenderem mau ainda fazem de conta que o problema existe, e que caso não consiga resolver as suas 02 filhas terão que parar de estudar pois ela trabalha e não tem como mandar as crianças sozinhas no transporte coletivo..
Na manhã desta quinta-feira várias mães se manifestaram em frente a Regional de Ensino e pelo que nos informaram nada foi resolvido, em um vídeo publicado pelo o Deputado Distrital Rogerio do Morro da Cruz diz que que estão preparando uma minuta para tentar alterar a portaria que regulamenta o atendimento dos ônibus escolar na cidade de São Sebastião.
É bom lembra que tiveram o ano inteiro para planejar e não precisava de tudo isso para resolver, ressaltamos também que o Bairro Morro da Cruz não e mais uma favela e que precisa de todas e linhas de ônibus atendendo a comunidade, se for o caso, providenciem um terminal ou cria pistas adequadas para os ônibus, o que não pode e esse jogo de empurra de todos os anos.
Fica aqui o espaço reservado CASO A Regional de Ensino queira se pronunciar WHATS 61 991290365
O post Em São Sebastião, crianças podem deixar de estudar por falar de Transportes escolar. apareceu primeiro em Ouvidoria Comunitaria.