Search
Close this search box.

-Publicidade-

Estudantes criam mapa gastronômico com comidas “típicas” de Brasília

Estudantes criam mapa gastronômico com comidas “típicas” de Brasília

Depois do sucesso do Mapa Afetivo do Café em Brasília, veio aí o Mapa Gastronômico Afetivo da cidade. Criado pelas estudantes do curso de Nutrição do Centro Universitário de Brasília (CEUB) Bruna Louredo e Maria Fernanda Perez, o projeto elencou os espaços que compõem a identidade gastronômica da capital do país.

Mesmo sem uma culinária típica definida, a população elege comidas e lugares de memória pela preferência afetiva e tradição local. Para definir quais são, as pesquisadoras entrevistaram 168 participantes de 18 a 37 anos, moradores do Distrito Federal. A segmentação considerou as categorias de Bares e Restaurantes, Cafeterias e Padarias, Comidas de Rua e Sorveterias e Lanchonetes.

Como fruto da influência cultural de várias regiões, o mapa deve estar em constante mudança, explica uma das autoras, Bruna Louredo. “Apesar de não termos um prato típico, há estabelecimentos que nos representam e, somado a isso, temos o motivo da representação, trazendo a questão da memória afetiva, um campo pouco estudado”, esclarece.

Publicidade do parceiro Metrópoles 1

Publicidade do parceiro Metrópoles 2


0

A categoria Bares e Restaurantes liderou a manifestação afetiva por meio da comida: o restaurante Beirute, por exemplo, foi citado por 18,1% entrevistados como o local que simboliza a memória gastronômica da população, seguido do Libanus (11,2%) e Xique Xique (10%).

Na categoria Comidas de Rua, a descentralização dos pontos diferenciou os quitutes escolhidos. A pizzaria Dom Bosco é a primeira do ranking com 17,5% das menções, ao lado do Dog da Igrejinha (15%) e da Pastelaria Viçosa (10,6%). Saindo do Plano Piloto, a Geléia Hamburgueria e as Bombas do Guará foram destaque.

Sobre os cafés, os locais preferidos estão predominantemente no centro de Brasília. O Ernesto Café leva o primeiro lugar com 18,7% das citações, na frente da Belini (16,8%) e da Pão Dourado (13,1%). Em relação às Sorveterias e Lanchonetes, a maioria dos estabelecimentos citados foram franquias. Os nomes que são referência para a população do DF são: Palato (16,2%), Giraffas (15%), Stonia (13,7%) e Chiquinho Sorvetes (12,5%).

Confira o mapa:

Na imagem, o Mapa Gastronômico Afetivo de Brasília - Metrópoles
O mapa foi feito por estudantes de Nutrição do CEUB

“O mapa gastronômico é uma fonte de orgulho para a população local e pode ser usado para promover a identidade brasiliense”, consideram as criadoras. “Pensamos em expandir o mapa, ter um número maior de participantes, fazer uma segunda edição. Quem sabe até fazer um mapa específico para cada Região Administrativa, as possibilidades são muitas e aqui o que não falta são bons estabelecimentos”, adiantam.

The post Estudantes criam mapa gastronômico com comidas “típicas” de Brasília first appeared on Metrópoles.

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Pinterest