Search
Close this search box.

-Publicidade-

Estudo: vacina contra gripe após ataque cardíaco reduz risco de morte

Estudo: vacina contra gripe após ataque cardíaco reduz risco de morte

Um estudo feito na Universidade de Glasgow, no Reino Unido, mostra evidências de que as pessoas que sofrem parada cardíaca e tomam uma dose da vacina contra a gripe em seguida reduzem pela metade o risco de sofrer um segundo ataque do coração nos 12 meses seguintes.

O período de seis meses a um ano após um infarto é considerado o mais crítico para os pacientes com doenças no órgão.

O professor Naveed Sattar, do Instituto de Ciências Cardiovasculares e Médicas da Universidade de Glasgow, explica que a gripe sobrecarrega as artérias e torna o sangue mais espesso, o que prejudica o quadro de pessoas com doença cardíaca.

“A gripe poderá levá-lo ao limite de um ataque cardíaco. Essa evidência sugere que é uma boa ideia não esperar até o inverno e tomar uma vacina contra a gripe imediatamente”, alertou o professor em entrevista ao jornal Daily Mail.


0

A descoberta corrobora com os achados de pesquisas de outras duas instituições. Cientistas da Universidade de Orebro, na Suécia, fizeram um estudo com 3 mil pessoas que sofreram ataques cardíacos em oito países. A metade foi vacinada contra a gripe três dias após a hospitalização e a outra metade recebeu um placebo.

Ao longo dos 12 meses seguintes, o número de mortes por problemas no coração foi aproximadamente 40% menor entre os vacinados em comparação ao grupo controle.

Em outro estudo, feito no Peru, com 4 mil pacientes, o risco de morte por um segundo ataque cardíaco foi reduzido em 47% entre os vacinados.

Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: //t.me/metropolesurgente.

O post Estudo: vacina contra gripe após ataque cardíaco reduz risco de morte apareceu primeiro em Metrópoles.

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Pinterest