Em audiência pública na Câmara dos Deputados, o ministro da Educação, Victor Godoy, se esquivou das acusações de esquemas de corrupção no Ministério da Educação, e defendeu que apenas o ex-ministro Milton Ribeiro pode esclarecer as circunstâncias que o levaram a ser preso pela Polícia Federal.
As falas ocorreram durante ida do atual titular da pasta, que assumiu o comando com a saída do pastor, à Câmara, nesta terça-feira (5/7).
Na oportunidade, deputados indagaram o atual ministro sobre a avaliação dele em relação ao antigo comandante da pasta. “Espero que ele [Milton Ribeiro] esclareça tudo que aconteceu. Sempre tive com ele uma relação muito profissional, de cordialidade, nunca tendo ele me solicitado qualquer prática de ato irregular dentro do MEC”, disse.
Mais sobre o assunto
Godoy defendeu, ainda, que não tinha conhecimento das agendas do ex-ministro com os pastores Gilmar Santos e Arilton Moura. A dupla de religiosos é acusada de intermediar o repasse de verbas do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) a prefeitos sob coação pelo pagamento de propina.
“Minha relação com o ministro sempre foi de cordialidade, de respeito profissional. Espero que ele esclareça tudo o que aconteceu. Só o ex-ministro Milton Ribeiro pode dizer o que aconteceu”, enfatizou o atual chefe da Educação.
Investigação
Ribeiro foi preso na operação que investiga o direcionamento de verbas do MEC a pedido de pastores apadrinhados de Bolsonaro (PL). No mandado de prisão, a Justiça cita os crimes de corrupção passiva, prevaricação, advocacia administrativa e tráfico de influência para justificar a prisão do ex-ministro.
Os crimes estão relacionados a um suposto esquema de corrupção envolvendo pastores evangélicos e distribuição de verbas do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), ligado ao MEC, durante a gestão do ex-ministro do governo Bolsonaro à frente da pasta.
Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: //t.me/metropolesurgente.
O post Godoy sobre caso MEC: “Só Milton Ribeiro pode dizer o que aconteceu” apareceu primeiro em Metrópoles.