Há algum tempo, acompanhar as novidades do mercado de moda tornou-se uma experiência cultural, pop e imersiva. O verão do hemisfério norte, que durou de junho a setembro, foi uma brisa fresca para aqueles que acompanham atentamente as novidades fashion. Dos cliques de streetstyle às produções posadas no Instagram, alguns modismos e marcas foram protagonistas no último trimestre. O relatório Lyst index elencou os destaques, que apontou a soberania das italianas Gucci, Prada e Valentino.
Vem conferir!
A temporada veraneia nos países do hemisfério norte foi um prato cheio de referências efervescentes. Cores vibrantes, peças com recortes e detalhes marcantes marcaram a estação. Em resumo, um espetáculo que esbanjou o dopamine dressing.
Mais sobre o assunto
Enquanto algumas tendências roubaram os holofotes, outras saíram de cena. Como esperado, as grandes marcas emplacaram sucessos que foram amplamente reproduzidos pelas varejistas mundo afora. O resultado? Os hits tornaram-se verdadeiros objetos de desejo.
Respeitado no meio da moda, o relatório Lyst Index é conhecido por ranquear as empresas e os produtos mais quentes do trimestre. O levantamento funciona como um “termômetro” de novidades, com estimativas apuradas pela Lyst, uma empresa de tecnologia fashion e aplicativo de compras premium.



Tríade de sucesso
Pelo segundo trimestre consecutivo, a Gucci segue invicta como a empresa mais desejada do momento. A posição de prestígio não foi à toa. A apresentação da primavera/verão 2023 da marca, na Semana de Moda de Milão, foi a grande surpresa do calendário italiano. Mais do que um desfile, a grife criou um espetáculo nunca visto até então na passarela: 68 irmãos gêmeos apareceram vestindo as roupas da etiqueta em um show que despertou a emoção coletiva.
“Uso a passarela como palco teatral, e a moda fala fortemente com ideias de alteridade. Eu sei que tenho um outro lado de mim — eu o conheço quando vou ao meu terapeuta. Todos nós temos um outro lado de nós, e às vezes encontramos essa pessoa e damos as mãos”, pontuou Alessandro Michele, diretor criativo da casa, em comunicado à época.
A segunda colocada, a Prada, teve um aumento considerável nas buscas: 44% desde o último índice. O bom desempenho se deu por uma série de hits: ampla demanda pela regata com logotipo, acessórios de nylon exclusivos e óculos de sol que marcaram o verão europeu.
Logo atrás vem a Valentino, que pautou a cor da estação: o Pink PP, feito em colaboração com a Pantone. O tom de rosa virou febre entre os amantes de moda que já acompanham a marca italiana e também despertou a atenção das gerações mais jovens. Outro fator que contribuiu para a terceira colocação foi a parceria firmada com Florence Pugh, protagonista do filme Não Se Preocupe, Querida, que usou um vestido deslumbrante na première do longa.



Interesse do público
Em setembro, os desfiles democratizaram o acesso à Semana de Moda de Milão, o que gerou resultados explosivos. Paris Hilton, por exemplo, desfilou na passarela da Versace, o que resultou em um aumento de 2000% nas buscas pela marca.
A plataforma Lyst costumava agrupar os produtos mais quentes nas categorias femininas e masculinas. No entanto, percebeu-se que os itens têm aparecido em ambas as listas simultaneamente. Por isso, o gráfico usado agora destaca o múltiplo comum entre os compradores.
Como foi o caso das sapatilhas da Miu Miu, o grande sucesso do trimestre. Usada por estrelas como a atriz Sydney Sweeney, a cantora Rosalía e a atriz Bella Hadid, a procura pela peça aumentou 1.100% nas pesquisas e influenciou o renascimento da tendência de itens de balé na moda, batizada de balletcore.
Esgotado tanto na loja oficial quanto nas multimarcas ao redor do globo, o Birkenstock Boston tornou-se o calçado que define a era pós-pandemia. Afinal de contas, o conforto é praticamente mandatório nas produções atuais. O Adidas Samba, que não sai dos pés das brasileiras Maju Trindade e Malu Borges, é o único tênis que engloba o ranking.



Na seara de acessórios, os óculos de sol ovais da Balenciaga foram muito desejados, procurados e arrematados pelos consumidores. O item foi o mais procurado no Lyst, mas os compradores também estão de olho em formatos semelhantes da Oakley, Bottega Veneta e Versace.
The post Gucci, Prada e Valentino: veja as marcas mais bombadas do 3º trimestre first appeared on Metrópoles.