O impacto do reajuste de 5% para servidores públicos e militares em 2022 é maior do que o que foi pago para metade dos órgãos públicos em todo o ano passado.
A estimativa da área econômica é de que o aumento linear para todos os servidores terá um impacto de R$ 6,3 bilhões em 2022 caso seja aplicado a partir da folha salarial paga no início de julho.
Mais sobre o assunto
Levando em conta o orçamento de 2021, somente 18 órgãos tiveram mais recursos pagos ao longo do ano. O orçamento lista 38 órgãos. Entre aqueles que tiveram pagamentos menores estão os Ministérios das Relações Exteriores, da Ciência e Tecnologia e do Meio Ambiente.
A decisão de conceder um reajuste salarial para todo o funcionalismo público veio depois de forte mobilização de diversas categorias, como na Receita Federal e no Banco Central.
O ponto de virada que levou ao surgimento das demandas foi a promessa de Jair Bolsonaro de dar um reajuste apenas para policiais das carreiras federais. A diferenciação indignou os demais servidores, que começaram a se mobilizar pedindo reajustes.
Já leu todas as notas e reportagens da coluna hoje? Clique aqui.
Siga a coluna no Twitter e no Instagram para não perder nada.
O post Impacto de reajuste para servidores é maior que orçamento de 20 órgãos apareceu primeiro em Metrópoles.