Jornais internacionais destacaram a disparada de abordagens da Polícia Rodoviária Federal (PRF) neste domingo (30/10) e as suspeitas de “supressão de voto”, ou seja, tentativas de impedir o voto livre.
Uma reportagem do jornal americano The Washington Post disse que policiais da PRF estão conduzindo operações “anormais” e fazendo com que eleitores não cheguem às seções eleitorais. “Autoridades brasileiras têm expressado preocupação sobre a supressão de votos pela PRF”, disse o texto, acrescentando que a PRF foi “acusada de tentar suprimir votos”. O jornal ressaltou também que a maioria das operações aconteceu em estados onde Lula “tem grande vantagem” sobre Bolsonaro.
Mais sobre o assunto
Uma reportagem da agência Reuters apontou que “o clima no Brasil seguiu tenso” mesmo depois que o presidente do TSE, Alexandre de Moraes, afirmou que nenhum eleitor foi impedido de votar. A Reuters enfatizou também “temores de uma possível supressão de votos que poderia beneficiar Jair Bolsonaro”, em meio a “alegações generalizadas de bloqueios ilegais” da PRF. A agência destacou que Bolsonaro é um “presidente de extrema-direita”.