A primeira noite de desfiles do Rio de Janeiro foi encerrada com a Estação Primeira da Mangueira. Com o enredo intitulado como As Áfricas que a Bahia Canta, a agremiação verde e rosa destacou o protagonismo feminino e abordou questões como racismo e preconceito religioso. Os fogos de artifício coloriram o céu da Cidade Maravilhosa e colocaram a escola como favorita ao título.
Os carnavalescos da Mangueira definiram o enredo da escola: “A Mangueira presta uma homenagem aos cortejos negros do Carnaval da Bahia, mostrando como a população negra baiana conseguiu, ao longo de mais de 150 anos, através da alegria, discutir as mazelas sociais, o preconceito religioso e dar valor à sua arte ancestral”, disse Guilherme Estevão. “E toda essa história com a mulher preta como protagonista, seja ela como Rainha, mãe de santa, deusa do ébano ou a grande voz do axé”, completou Annik Salmon.
Publicidade do parceiro Metrópoles 1
Publicidade do parceiro Metrópoles 2
Publicidade do parceiro Metrópoles 3
0
Mais sobre o assunto
No Twitter, muitos usuários exaltaram a apresentação da Escola de Samba e destacaram a animação da Mangueira: “Coisa de maluco, não tem ninguém cansado na Sapucaí depois que começou o desfile da mangueira”, destacou um. “A mangueira tipo: já que eu vou ser a última, eu vou servir um desfile icônico e memorável, porque, se não for para fechar com vontade, eu não venho”, escreveu outro.
Entre as apostas de título, alguns usuários colocaram Matheus Oliverio, porta-bandeira da Mangueira, como postulante ao prêmio de estandarte de ouro. “O puxador da Mangueira está arrebentando num nível”, explicou um.
Coisa de maluco, não tem ninguém cansado na Sapucaí depois que começou o desfile da mangueira. pic.twitter.com/g63E6uEGyv
— Omar (@Omardeideais) February 20, 2023
Lá vem Mangueira! pic.twitter.com/n54yCZBnqA
— Wigder Frota (@Wigder) February 20, 2023
Parte 2
Isso é MANGUEIRA, o resto é bloco de Carnaval
Arrepia!!!#GlobelezaMangueira pic.twitter.com/nmiQo3zXqh— Stanley Cloudbreak (@StanleyCloudbre) February 20, 2023
The post Mangueira fecha noite com enredo voltado ao protagonismo feminino first appeared on Metrópoles.