Ao ser chamado pelo presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Alexandre de Moraes, para conduzir o presidente da República eleito, Luiz Inácio Lula da Silva, à mesa para diplomação, o ministro do TSE Benedito Gonçalves parou, abraçou Moraes e disse: “Missão dada é missão cumprida”.
A declaração foi uma quebra de protocolo na cerimônia desta segunda-feira (12/12). Em toda diplomação, dois ministros do TSE são chamados para conduzir o presidente eleito. Outros dois ministros acompanham o vice-presidente eleito até a mesa.
No caso de Lula, Alexandre de Moraes disse: “Solicito que suas excelências, o ministro Ricardo Lewandowski e o ministro Benedito Gonçalves, conduzam ao plenário o excelentíssimo presidente da República eleito, Luiz Inácio Lula da Silva”.
Lewandowski passou direto e foi cumprir o rito. Benedito, no entanto, parou ao lado de Moraes e fez o comentário: “Missão dada é missão cumprida”.
Nas redes sociais, a fala foi usada de maneira descontextualizada por bolsonaristas para criticar a Corte e a condução das eleições de 2022. Ao Metrópoles, o TSE negou quaquer irregularidade na cerimônia.
Veja posts:
URGENTE E ASSUSTADOR: Ministro Benedito Gonçalves, é chamado pelo A.M. para conduzir o ex-condenado para a mesa do T.S.E. e ele fala no ouvido do A.M. o microfone capta o áudio onde ele diz “missão dada, missão cumprida”. O golpe instituicional foi finalizado! #SOSFFAA pic.twitter.com/YVuz9NMcct
— Felipe Tommy (@felipetommy) December 12, 2022
Estou imensamente curioso para ver a missão dada e que certamente será cumprida pelas Forças Armadas.@jairbolsonaro @exercitooficial@fab_oficial
O que o Militante Benedito Gonçalves disse ao pé do ouvido de Alexandre de Moraes. pic.twitter.com/qwBhmj8OMv
— Ricardo Silva (@rickgoes35) December 12, 2022
Benedito Gonçalves é ministro com uma série de ações importantes contra fake news e em processos que podem levar a inelegibilidade de Jair Bolsonaro (PL) dentro do TSE. O uso político da fala foi usado sempre em tom de associá-lo a Lula e acusá-lo de parcialidade.
Esse Benedito Gonçalves é aquele que levou SEIS tapinhas no rosto do molusco.
Que coisa patética.
Que país bizarro. Indignação!
Quer dizer que ele teve a missão de colocar o molusco na presidência?
pic.twitter.com/eFkZwQ9v9m— denise (@denise47613384) December 12, 2022
The post “Missão dada é missão cumprida”, diz ministro do TSE a Moraes em diplomação de Lula first appeared on Metrópoles.