A exposição Mulheres Artistas: Acervo em Expansão será inaugurada nesta quinta-feira (3), às 19h, no Museu Nacional da República. A mostra, em alusão às celebrações da luta e das conquistas das mulheres, vai até o dia 25 de maio.
Composta por obras de mulheres artistas brasileiras ou baseadas no país que integram o acervo do Museu Nacional da República, do Museu de Arte de Brasília (MAB) e do Memorial dos Povos Indígenas, a exposição apresenta, ainda, a produção de três artistas convidadas: Nita Monteiro (RJ), Ros4 Luz (DF) e Verena Smit (SP), que passarão a integrar o acervo do Museu.
De acordo com a curadora Fran Favero, a mostra resulta de uma análise do acervo do museu, em que somente 20% dos artistas de sua coleção são mulheres. As novas aquisições ao acervo buscam garantir mais igualdade, representatividade e diversidade de linguagens para a coleção.
Para Fran Favero, nesta mostra o protagonismo feminino em “imaginar a si e ao mundo é entendido como gesto de resistência e de potencial questionamento dos cânones historicamente construídos, calcados em valores patriarcais e coloniais”. Serão apresentadas obras produzidas da década de 1950 até a atualidade de 34 artistas, englobando múltiplas linguagens, como pintura, gravura, fotografia, escultura, instalação, arte têxtil, vídeo, entre outras propostas em multimeios.
O post Museu Nacional da República recebe exposição que celebra as lutas e conquistas das mulheres apareceu primeiro em Ouvidoria Comunitaria.