A NBA anunciou nesta quinta-feira (11/8), que irá aposentar o número seis para homenagear Bill Russell, maior campeão da história da competição, com 11 títulos. O ex-jogador morreu no dia 31 de julho, aos 88 anos.
Mais sobre o assunto
O ídolo máximo do Boston Celtics se torna o primeiro jogador a ter o número aposentado em toda NBA. Porém, a decisão não afeta os atletas que já atuam com o número seis, como Lebron James, por exemplo, que poderão continuar utilizando o número. Os esportistas não poderão mais escolher a camisa.
A vida e o legado de Bill Russell, 11 vezes campeão da NBA e pioneiro na luta pelos direitos civis, será honrado com a aposentadoria do número de seu uniforme (6) ao redor da liga. O icônico membro do Hall da Fama será o primeiro jogador a ter o número aposentado em toda a NBA. pic.twitter.com/svISi0mzf0
— NBA Brasil (@NBABrasil) August 11, 2022
E as homenagens não param por aí. A NBA vai promover uma série de eventos para honrar o legado de Bill Russell. Todos o jogadores da vão vestir um emblema comemorativo no ombro direito do uniforme e todas as quadras da liga irão exibir um logotipo em forma de trevo com o número 6 na linha lateral.
Falecimento
Lenda e ativista contra o racismo, Bill Russell morreu aos 88 anos no dia 31 de julho. A morte foi divulgada neste domingo pela família de Russell. No comunicado, os familiares informaram que Bill faleceu em paz e na companhia da esposa.
An announcement… pic.twitter.com/KMJ7pG4R5Z
— TheBillRussell (@RealBillRussell) July 31, 2022
O post NBA vai aposentar número 6 para homenagear lenda Bill Russell apareceu primeiro em Metrópoles.