Search
Close this search box.

-Publicidade-

No Planalto, bolsonaristas depredam galeria de presidentes da República

No Planalto, bolsonaristas depredam galeria de presidentes da República

Bolsonaristas extremistas que ocuparam a Esplanada dos Ministérios e invadiram as sedes dos Três Poderes, na tarde deste domingo (8/1), depredaram a galeria de presidentes do Palácio do Planalto. Em vídeos que circulam pelas redes sociais, eles mostram quadros arrancados da parede de mármore.

O espaço, no térreo do Planalto, expõe as fotografias de todos os brasileiros diplomados no cargo de presidente da República desde 1889. As imagens dos ex-presidentes ficam em preto e branco, e a do presidente em exercício, exposta colorida.

Um dos manifestantes, ao exibir o quadro em preto e branco do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), disse: “Meu herói aqui, ó. Estou a casa dele aqui, na nossa casa”. Em seguida, o homem mostrou imagens do térreo do palácio e a galeria depredada.

No terceiro andar do Palácio do Planalto, onde fica o gabinete do presidente da República, os terroristas arrombaram salas e quebraram uma mesa de vidro.

Veja imagens do interior do Planalto:

Publicidade do parceiro Metrópoles 1

Publicidade do parceiro Metrópoles 2


0

O grupo protesta contra a vitória de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nas eleições 2022. Por volta das 14h40, extremistas invadiram o Congresso Nacional sob uma chuva de bombas de gás lacrimogênio. Em seguida, conseguiram passar pelas barricadas da Polícia Militar do Distrito Federal e entrar no Palácio do Planalto, sede da Presidência da República.

Vidraças, cadeiras e mesas dos dois prédios públicos foram quebradas (veja fotos do interior do Palácio do Planalto depredado). Funcionários do Congresso Nacional que estavam de plantão, ameaçados.

O último alvo dos manifestantes extremistas foi o Supremo Tribunal Federal (STF). O prédio do órgão do Judiciário foi invadido por volta das 15h45.

“Deus está do nosso lado e vai jogar todo o gás pra eles de volta”, disse um dos manifestantes enquanto tentava invadir a Corte. “A polícia está com nós. A PM liberou para gente ficar aqui”, afirmou um bolsonarista.

Para invadir os prédios do Legislativo, Executivo e Judiciário, os manifestantes partiram para cima dos agentes da PM que faziam o isolamento dos prédios públicos.

As cenas de vandalismo na capital federal renderam a demissão do secretário de Segurança Pública do Distrito Federal, Anderson Torres.

The post No Planalto, bolsonaristas depredam galeria de presidentes da República first appeared on Metrópoles.

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Pinterest