A agência nuclear da Organização das Nações Unidas (ONU) emitiu alerta de que há “risco bastante real de um desastre nuclear” em usina nuclear da Ucrânia. A agência pediu, neste sábado (6/8), o cessar imediato de ações militares russas perto da usina de Zaporizhzhia. As informações são da BBC.
O chefe da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) Rafael Mariano Grossi, disse estar “extremamente preocupado” com os relatos de bombardeios na maior usina nuclear da Europa.
Mais sobre o assunto
Segundo informações da Ucrânia, as instalações da usina foram ocupadas por tropas russas, em março, e sofreram “sérios danos”.
Em 4 de março, os serviços de emergência ucranianos anunciaram que o incêndio em um prédio da maior usina nuclear da Europa, a ucraniana Zaporizhzhia. As chamas foram foi monitorados pela comunidade internacional, uma vez que, caso comprometessem o resfriamento dos reatores, poderia acontecer uma explosão 10 vezes maior que a do acidente em Chernobyl, em 1986 – até então a maior catástrofe do tipo. O incêndio foi controlado.
O post ONU pede fim imediato de ações russas em usina de Zaporizhzhia apareceu primeiro em Metrópoles.