A posse do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) movimentará o turismo em Brasília. Além de apoiadores do Partido dos Trabalhadores, a capital federal receberá políticos, assessores e figuras diversas envolvidas com o Poder Executivo. Pensando em quem fará uma viagem curta, o Metrópoles montou um roteiro possível com dicas de locais próximos para conhecer.
Mais sobre o assunto
Os locais e pontos turísticos levam em consideração que a maioria das pessoas deve se hospedar no Setor Hoteleiro Norte e Sul, que fica próximo ao Eixo Monumental. É nesse trecho que está localizado o Congresso Nacional e o Palácio do Planalto — e onde foi montado o palco que receberá o Festival do Futuro, com público estimado de 300 mil pessoas.
Gastronomia no domingo
Quem vem assistir à posse presidencial certamente já tem programação para o domingo (1º/1). Mas dá para conhecer restaurantes locais entre um show e outro. A dica é tomar um café da manhã reforçado para aguentar as festividades.
O Metrópoles sugere o Vert Café, na 403 Sul, que reinterpreta quitutes clássicos de cafeterias em uma versão mais saudável. Tem shots para imunidade e pão sem glúten, por exemplo.
No almoço, as opções são mais diversas e têm para todos os gostos! Se você está com família ou um grupo grande de amigos, a dica é o Mané Mercado. São mais de 20 empreendimentos que oferecem de massas a carnes e sobremesas na Casa Doce e na Pató Cafeteria. Também dá para jantar no espaço, aberto das 8h à 0h.

O Mané Mercado foi pensado em cima do conceitos dos polos gastronômicos de cidades como Londres e Nova York
Mané Mercado/Divulgação

São mais de 20 empreendimentos brasilienses de gastronomia em um só espaço
Mané Mercado/Divulgação
Publicidade do parceiro Metrópoles 1

A ideia é que o cliente peça um prato de cada lugar. É a opção perfeita para amigos com gostos diferentes que querem se reunir
Mané Mercado/Divulgação

O Mané Mercado possui opções de entradas, pratos principais e sobremesas, além dos bares com drinques e cervejas
Mané Mercado/Divulgação
0
Há outros quatro restaurantes que abrirão no dia 1º de janeiro e que ficam próximos aos setores hoteleiros da Asa Sul e da Asa Norte. São eles: Caminito Parrilla, para quem gosta de churrasco; Doc Cucina e Solo Ristorante, para os amantes da culinária italiana; o japonês Nazo; e Vasto, rede do Coco Bambu com diversas unidades pelo país.
Para jantar, o Mané Mercado segue como uma opção certeira e diversa. Vale conhecer peruano Lima, do chef Marco Antônio Espinoza; o Capre Risoteria, reconhecido pelos risotos de carneiro, bode e lebre; e Fà, ótimo para quem está no clima de carnes e massa com drinques ou cerveja.

As regiões da Asa Norte e da Asa Sul possuem ótimas opções de restaurantes. Um deles é o Caminito Parrilla, especializado em carnes
Caminito Parrilla/Divulgação

O Doc Cucina é point certo para quem gosta de uma gastronomia com toques italianos
Doc Cucina/Divulgação
Publicidade do parceiro Metrópoles 1

Se você está na vibe da comida japonesa, o Nazo é a pedida! Possui unidades na Asa Norte e Sul e Sudoeste
Nazo/Divulgação

O Solo Ristorante é outro que se inspira na culinária italiana. Perfeito para um jantar a dois!
Solo Ristorante/Divulgação
Publicidade do parceiro Metrópoles 2

O Vasto, que possui unidades em outros locais do Brasil, é uma opção para quem está hospedado na área central de Brasília
Vasto/Divulgação
0
Turismo a jato
Para quem vai ficar 48h ou mais em Brasília, a segunda-feira (2/1) deve ser o dia oficial de “turistar”. O Metrópoles indica a ida a lugares históricos do Eixo Monumental. Apesar dos museus estarem fechados, vale passear pela área externa do Museu da República para admirar o talento de Oscar Niemeyer. Ao lado, fica a Biblioteca Nacional e, a poucos metros, a Catedral Metropolitana Nossa Senhora Aparecida.

Como na segunda-feira já não é mais feriado, a maioria dos estabelecimentos estará aberto. Para o café da manhã, vale conhecer o Quanto Café, uma ótima opção para quem gosta de cafés especiais e bolos com gosto de receita de vó.
No almoço, um destino sem erro é a conhecida “Rua dos Restaurantes”. É no comércio entre as quadras 404 Sul e 405 Sul que estão vários dos hotspots de chefs brasilienses ou que adotaram o DF como casa. O Metrópoles indica: El Paso, Rio Bistro e Ouriço. Os três estabelecimentos possuem opções de almoço executivo, além do à la carte.

O El Paso é referência em comida mexicana na capital federal
El Paso/Divulgação

O restaurante se destaca não apenas pela gastronomia, mas também pela decoração e ambientação do espaço
El Paso/Divulgação
Publicidade do parceiro Metrópoles 1

O El Paso possui duas unidades em Brasília: na 110 norte e na 404 sul
El Paso/Divulgação

Comida gostosa e ambiente despojado: essa é a premissa do Rio Bistro
Rio Bistro/Divulgação
Publicidade do parceiro Metrópoles 2

Clássicos brasileiros, como o picadinho de carne, ganham toques de requinte no Rio
Rio Bistro/Divulgação

As sobremesas também brincam com o conceito de memória afetiva
Rio Bistro/Divulgação
Publicidade do parceiro Metrópoles 3

O Ouriço, do chef Thiago Paraiso, é o endereço certo para quem gosta de frutos do mar e comida autoral
Ouriço/Divulgação

O menu executivo do Ouriço é uma opção gostosa e barata
Ouriço/Divulgação
Publicidade do parceiro Metrópoles 4

O restaurante é um dos destaques da 405 sul, entrequadra conhecida pela gastronomia
Ouriço/Divulgação
0
Como você já estará na Asa Sul, o passeio sugerido para a tarde é a chamada Quadra Modelo, ou seja, a quadra residencial que respeita o projeto inicial de Lúcio Costa. É na Superquadra Sul 308, tombada pelo Patrimônio Histórico desde 2009, que está a Igrejinha Nossa Senhora de Fátima, por exemplo. Lá também serviu de cenário para o filme Somos Tão Jovens, que conta a história de Renato Russo e da formação da banda Legião Urbana.

Igrejinha é um símbolo de Brasília e do trabalho de Oscar Niemeyer. O monumento conta ainda com azulejos Athos Bulcão
Reprodução

O ponto turístico está na “quadra modelo” de Brasília pensada por Lúcio Costa. A quadra, no projeto original, deveria ter prédios comerciais, escolas, igreja e lazer
Michael Melo/Metrópoles
Publicidade do parceiro Metrópoles 1

O cachorro-quente da Igrejinha virou uma franquia famosa em Brasília
Matheus Veloso/ Especial para o Metrópoles

A Dom Bosco é a pizzaria mais tradicional da capital. É o point “pós balada” dos brasilienses
Reprodução/ Instagram
0
Na Superquadra Sul 308 tem ainda dois points gastronômicos clássicos brasilienses: o cachorro-quente da Igrejinha, que fica ao lado da Igrejinha Nossa Senhora de Fátima; e a pizzaria Dom Bosco, a mais tradicional de Brasília, em funcionamento desde 1960.
A arquitetura de Brasília é o maior atrativo da capital federal. Por isso, nada melhor do que apreciar uma vista 360º do pôr do sol no mirante da Torre de TV, no Eixo Monumental. O restaurante Mezanino, situado nesse ponto turístico, fez sucesso em 2022 e é uma opção para a janta.

Quem está hospedado na Asa Sul pode encerrar a segunda-feira com um jantar no Dudu Bar, que fica na quadra 303. Vale provar os drinques e ficar de olho no menu vegano, que também tem ótimas opções. Já na Asa Norte, o Le Parisien Bistrot é perfeito para quem gosta de comida sofisticada. O restaurante fica na quadra 103.
The post Posse do Lula: veja roteiro para viagem de 48h em Brasília first appeared on Metrópoles.