Todo ano chega e a palavrinha que não sai da boca das pessoas e das matérias na coluna é… libido. Seja porque tem gente que perdeu o tesão ao longo do tempo e está em busca de uma solução milagrosa ou porque tem uma galera com excesso de energia sexual. Estes últimos são minoria.
Mais sobre o assunto
Especialistas da área da sexualidade dizem que uma das maiores queixas da modernidade tem sido o baixo desejo sexual.
Tá faltando tesão. Por que tem tanta gente sem vontade de transar? Existe um padrão para esse desejo que nos leva a ter vontade de fazer sexo? Neste primeiro episódio do podcast Prazer sem tabus, do Metrópoles, a libido tomou conta do bate-papo. As sexólogas Luísa Miranda e Thalita Cesário desmistificaram alguns pontos sobre libido e esclarecem mitos relacionados ao tema.

Existe padrão para a libido? Ouça o primeiro episódio de Prazer sem tabus, o podcast de sexo do Metrópoles
Carla Sena/Metrópoles

A colunista Luiza Barufi conversou com as sexólogas Luísa Miranda e Thalita Cesário

Luísa Miranda, sexóloga

Thalita Cesário, sexóloga
0
As especialistas ainda alertaram quando a falta de prazer pela vida se torna um problema que deve ser resolvido com terapia, e quando não é de fato um problema. Muitas pessoas logo associam libido somente ao sexo. Mas o tema tá longe de ser apenas isso. Se tudo no dia-a-dia vai mal das pernas, se nada tá bem, como manter o desejo em alta?
A falta de libido
De acordo com as especialistas, a falta de desejo sexual ocupa o primeiro lugar no ranking de queixas sexuais se tratando de mulheres. E a situação se intensificou após a pandemia.
“Muitas vezes, as pessoas chegam no consultório e nem sabem o que é libido. Só sabem que algo não vai tão bem e querem uma solução”, pontuou Luísa.
Vale ressaltar que existe a questão fisiológica e a questão psicológica. Quando se trata de pulsão vital e desejo sexual, ambas deveriam caminhar juntas.
Por fim, Thalita esclareceu: “Não acho que exista um padrão para libido. Principalmente quando se trata de sexo as pessoas gostam de levar vantagem e tendem a falar que transam mais do que de fato condiz com a realidade e que gozam mais do que. E se você for se comparar ao padrão do outro, quando você tem uma queixa sexual, acaba achando que está fora do padrão e que tem um grande problema. Principalmente com as mulheres, elas acabam se comparando”.
Entre quatro paredes
No quadro Entre quatro paredes, do Prazer sem tabus, recebemos casos de ouvintes e leitores sobre as dores e delícias dentro e fora do quarto. Neste episódio as especialistas esclareceram histórias sobre falta de tesão ao longo do relacionamento. E também um caso de excesso.
Você também pode participar mandando seus casos para prazersemtabus@metropoles.com.
O Prazer sem tabus tem novos episódios sempre às segundas, a partir do meio dia. Você encontra o podcast em todas as plataformas digitais: basta buscar pelo nome do programa, ou pode acessar a página da Pouca Vergonha no site do Metrópoles.
Ficha técnica:
Apresentação: Luiza Barufi
Entrevistadas: Luísa Miranda e Thalita Cesário
Direção: Carol Bastos
Captação: Gabriel Foster
Edição: Gabriel Foster e Marcos Amorozo
Produção: Carol Bastos e Marcos Amorozo
Identidade visual: Carla Sena
Distribuição: Marcos Amorozo
Coordenação digital: Carol Bastos
Para falar com a equipe: prazersemtabus@metropoles.com
O post Prazer sem tabus #1: não existe padrão para a libido apareceu primeiro em Metrópoles.