Search
Close this search box.

-Publicidade-

Priscilla de Caires assume Comunicação Corporativa da Bracell

Priscilla de Caires assume Comunicação Corporativa da Bracell

Priscilla de Caires é a nova Head de Comunicação Corporativa da Bracell, integrante do Grupo Royal Golden Eagle (RGE). A executiva ficará responsável por todo o planejamento estratégico de comunicação da empresa no Brasil.

Graduada em Comunicação Social — Jornalismo, Priscilla tem MBA em Comunicação Pública e Gestão em Responsabilidade Social, além de MBA em Comunicação Corporativa. 

Também atuou em redação de veículos impressos e TV, além de ter uma  trajetória profissional de mais de 10 anos na BASF na diretoria de Relações Institucionais da companhia, passando pelas posições de consultora de Comunicação Corporativa e para Negócios, Gerência de Comunicação para Negócios da América do Sul, atuando como gerente Sênior de Comunicação Corporativa para América do Sul nos últimos três anos. Confira a entrevista na íntegra que a executiva concedeu ao Metrópoles:

Quais serão suas principais atribuições?

Minha chegada à Bracell tem como principal objetivo trazer uma visão mais estratégica para a área de comunicação como um todo, potencializando a visibilidade dos públicos estratégicos com relação às iniciativas de impacto positivo da companhia, assim como sua referência como empresa sustentável na indústria de papel e celulose, tendo em vista os mais diversos canais.

A Bracell, como um dos grandes players desse segmento, vem investindo significativamente no Brasil, gerando empregos e desenvolvimento nas regiões de atuação. A companhia tem diversas iniciativas de cunho social e ambiental, como o Compromisso Um para Um – pelo qual se compromete a conservar 1 hectare de vegetação nativa para cada hectare de eucalipto plantado. Além dessa iniciativa pioneira no setor, há diversos atributos positivos de marca que, atualmente, são pouco conhecidos pelas audiências e queremos dar visibilidade, apoiando na construção de uma reputação tanto interna quanto externa.

Minha responsabilidade engloba o relacionamento com formadores de opinião, a gestão do time interno e de parceiros com foco em Comunicação Interna e Externa, gestão de crise e mitigação de riscos, gestão da marca, eventos e programa de visitas.

Como fará o planejamento estratégico de comunicação da empresa no Brasil?

A Bracell já tinha uma estrutura de comunicação, mas para atender o novo momento da companhia – com o lançamento da maior fábrica de celulose do mundo em Lençóis Paulista, expansão da empresa para o Mato Grosso do Sul, entre outros investimentos –, a empresa avaliou que a área passa a ter um papel ainda mais estratégico na implementação da sua estratégia corporativa. Chegar nesse momento torna tudo mais simples, apesar de termos um grande desafio pela frente.

Sabemos que a jornada para um planejamento estratégico é longa e desafiadora, mas reconheço a importância de uma construção conjunta, que valorize as competências complementares das pessoas do time, escutando experiências daquelas que participaram da construção da marca no Brasil e aprendendo com as estratégias ao longo do caminho. 

Quanto mais integrado for o planejamento, melhor conseguiremos implementá-lo. Além disso, acredito que contribuindo para aumentar o orgulho, engajamento e senso de pertencimento dos funcionários, por exemplo, colaboramos para que qualquer mensagem externa também conte com o público interno como um embaixador para fortalecimento da marca externamente e, consequentemente, para a continuidade do sucesso do negócio da Bracell.

Quais serão as principais reestruturações feitas na área de comunicação da empresa?

A Bracell tem um time forte de comunicação em suas áreas de atuação local e regional e conta com agências de comunicação parceiras e comprometidas. Tenho a satisfação de poder chegar para liderar um time de profissionais multidisciplinares e muito competentes. Os próximos passos estarão focados nas sinergias e conexões entre os times para fortalecer o reconhecimento da marca no Brasil, especialmente nos estados onde atuamos, como São Paulo e Bahia, assim como em estados onde estamos ampliando nossas operações, como Mato Grosso do Sul. A estruturação do time no Mato Grosso do Sul está apenas começando e, neste momento, muito mais que reestruturar, o foco será a integração por meio de objetivos e metas comuns.

Quais serão os desafios frente ao novo cargo?

Os desafios são motivadores e estão alinhados ao que avalio como relevante para a construção da minha carreira profissional. Pretendo dar um passo à frente para elevar o posicionamento da marca em nível nacional em uma companhia que cresce de forma vertiginosa. Com essa nova etapa, planejo manter a reputação positiva da Bracell, contribuindo com o fortalecimento da estrutura organizacional e com a continuidade dos negócios de maneira sustentável.

A Comunicação Corporativa é essencial para alavancar a comunicação externa e interna em parceria com todas as áreas da empresa. Junto aos Recursos Humanos, por exemplo, temos o compromisso de contribuir com a atração de talentos de uma maneira cada vez mais ágil para acompanhar o crescimento da empresa.

 

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Pinterest