O governo russo chamou de “provocação” o alerta emitido pela Casa Branca pedindo que cidadãos norte-americanos deixem a Rússia imediatamente. As declarações foram feitas nesta sexta-feira (17/2), pela porta-voz do Ministério das Relações Estrangeiras da Rússia, que também afirmou que jornalistas ocidentais “rudes” não serão tolerados em seu país.
“É uma característica do tratamento discriminatório que sofrem os russos”, acrescentou a porta-voz Maria Zakarova, segundo a agência de notícias russa Tass.
O governo dos Estados Unidos (EUA) emitiu um alerta, no último domingo (12/2), pedindo para que os cidadãos norte-americanos que sejam residentes ou estejam em viagem à Rússia deixem o país “imediatamente”.
Mais sobre o assunto
No comunicado, o governo americano diz que existem “consequências imprevisíveis da invasão em larga escala não provocada da Ucrânia pelas forças militares russas”, atestando que cidadãos americanos que estejam na Rússia podem ser assediados por oficiais do governo russo.
Ainda nesta sexta, o Ministério das Relações Exteriores da Rússia também alertou que não irá tolerar jornalistas ocidentais que se comportem de forma não profissional ou que tratem a Rússia ou seu povo de maneira rude.
Em março do ano passado, o presidente russo Vladimir Putin assinou uma lei que impõe pena de prisão de até 15 anos para quem espalhar intencionalmente notícias “falsas” sobre militares russos.
The post “Provocação”, diz Rússia após EUA orientar americanos a deixar o país first appeared on Metrópoles.