Search
Close this search box.

-Publicidade-

Subvariantes da Ômicron continuam a impulsionar Covid, diz OMS

Subvariantes da Ômicron continuam a impulsionar Covid, diz OMS

O diretor-geral da Organização Mundial de Saúde (OMS), Tedros Adhanom Ghebreyesus, reforçou que as subvariantes BA.4 e BA.5 do coronavírus “continuam a impulsionar a disseminação da Covid-19″ ao redor do globo, em entrevista coletiva nesta terça-feira (12/7).

“As novas ondas mostram que a Covid-19 está longe de acabar. Estamos em uma posição melhor do que no início da pandemia. Temos ferramentas eficazes e seguras que previnem hospitalizações e mortes, mas não podemos baixar a guarda”, defendeu.


0

Segundo o diretor-geral, foi observado um “aumento substancial da subvariante BA.5 da ômicron nas últimas semanas”, pressionando sistemas de saúde ao redor do globo.

Ele ressaltou que, apesar dos avanços científicos, “o vírus continua a circular livremente, tornando cada vez mais difícil avaliar o impacto das novas linhagens de transmissão”.

“As vacinas não estão sendo distribuídas de forma eficaz, estamos enfrentando um número cada vez maior de pessoas com condições pós-Covid, a chamada Covid longa, e há uma grande desconexão no conhecimento sobre os riscos da Covid entre a comunidade científica, os políticos e a população em geral”, frisou Ghebreyesus.

Segundo as autoridades sanitárias, as sublinhagens têm vantagem pois são capazes de evitar a imunidade adquirida por infecções anteriores e, em alguns casos, pela vacinação.

O órgão também pede aos países que se mantenham vigilantes à emergência das subvariantes. E apostem na testagem, vigilância genômica e na vacinação da população, principalmente a mais idosa.

Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: //t.me/metropolesurgente.

O post Subvariantes da Ômicron continuam a impulsionar Covid, diz OMS apareceu primeiro em Metrópoles.

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Pinterest