Search
Close this search box.

-Publicidade-

Territórios Folia 2026: embarque na programação popular

Os Territórios Folia são a cara do Carnaval de Brasília. Trata-se de espaços idealizados pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa (Secec-DF), em parceria com a Associação Artise, para reunir múltiplas atrações, ampliando o acesso dos foliões e garantindo uma programação diversa, organizada e segura. A iniciativa conta com investimento de R$ 10 milhões. Neste ano, os territórios são Gran Folia 2026, na Esplanada dos Ministérios, Quadrante 2; a Plataforma Monumental, no Museu Nacional da República; e o Setor Carnavalesco Sul/Circuito Brasília em Folia, no Setor Comercial Sul (SCS), nas vias das quadras 5 e 3 e na Via S2. São áreas de fácil acesso para brincantes de todo o DF, pelas linhas de ônibus ou pelo metrô.

“Os Territórios Folia traduzem a nossa visão de política cultural: uma cultura que ocupa a cidade, gera pertencimento e movimenta a economia local”, afirma o titular da Secec-DF, Claudio Abrantes. “Ao organizar esses espaços, ampliamos o acesso ao Carnaval, fortalecemos blocos, garantimos segurança e criamos oportunidades de trabalho e renda. É uma festa pensada para as pessoas, para que todos possam viver o Carnaval de Brasília como um direito, com diversidade, acolhimento e respeito à cidade.”

Na mesma linha, o coordenador do Setor Carnavalesco Sul, Rafael Reis, avalia: “É uma grande economia que gira a partir do território, otimizando recursos e permitindo que blocos que não foram contemplados com recursos públicos saiam na rua. A nossa ideia é essa: fomentar blocos novos, criar público e fazer com que o Carnaval da cidade cresça todos os anos”.

Centro de Brasília 

Próximo à Rodoviária do Plano Piloto, o Gran Folia também terá uma grande concentração de energia carnavalesca.“O diferencial desse circuito é que ele é feito totalmente por trios elétricos”, assinala o coordenador do Gran Folia, Jean Costa. “As pessoas podem brincar à vontade. A segurança é garantida pela entrada com revista. É uma grande entrega para a sociedade, pois geramos emprego e renda.  O território também conta com espaço de acessibilidade para PcD [pessoas com deficiência], para todo mundo poder brincar com conforto”. Por sua vez, o Carnaval Monumental reúne blocos que já são memória afetiva para muitos foliões do DF. Ao todo, serão seis agremiações, ao longo dos quatro dias de carnaval, como os blocos das Montadas e Na Batida do Morro.

 

O coordenador-geral do DF Folia, Dorival Brandão, enfatiza: “Os Territórios Folia são uma estratégia estruturante para o Carnaval do Distrito Federal. A proximidade entre os três territórios permite circulação a pé, amplia as opções para o folião e fortalece tanto a mobilidade urbana quanto a estratégia de segurança pública. É uma política que diversifica a programação, amplia o acesso e consolida o Carnaval como direito à cidade e instrumento de desenvolvimento cultural e econômico”.

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *