Search
Close this search box.

-Publicidade-

Ucrânia acusa Rússia de sequestrar outro prefeito

Ucrânia acusa Rússia de sequestrar outro prefeito

O ministro das Relações Exteriores da Ucrânia, Dmytro Kuleba, acusou, neste domingo (13/3), a Rússia de sequestrar Yevheniy Matvieyev, prefeito de Dniprodrudne.

O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, também acusou tropas russas de sequestrarem o prefeito de Melitopol, Ivan Fedorov. Na ocasião, as autoridades ucranianas divulgaram um vídeo em que Ivan Fedorov aparece sendo levado de um prédio na sexta-feira (11/3), com os olhos vendados. Zelensky criticou a investida russa e exigiu a libertação do político.

O mandatário ucraniano chamou Fedorov de “prefeito que defende bravamente a Ucrânia e os membros de sua comunidade” e acusou Moscou de “passar para um novo estágio de terror”, com ações equivalentes aos “terroristas” do Estado Islâmico.


0

O conflito entre os dois países se arrasta para o 19º dia. Neste domingo, 35 pessoas morreram após a Rússia atacar uma base ucraniana perto de Lviv, na fronteira com a Polônia. Pelo menos 134 ficaram feridos.

Ainda neste domingo, o Ministro da Saúde ucraniano, Viktor Lyashko, divulgou o saldo negativo de ataques a hospitais. São 7 centros médicos e 34 ambulâncias que foram alvo de bombardeios russos.

Outra baixa deste domingo foi a do jornalista americano Brent Renaud, de 50 anos, morto na cidade de Irpin, nos arredores de Kiev. Ele era conhecido por ser um cineasta com experiência na cobertura de diversos conflitos pelo mundo.

Reações aos sequestros

O chefe da diplomacia da União Europeia (UE), Josep Borrell, informou que a UE condena “fortemente” o sequestro dos prefeitos de Melitopol e Dniprodrudne. Nas redes sociais, afirmou que este é outro ataque às instituições democráticas da Ucrânia e uma tentativa de se estabelecer uma alternativa governamental ilegítima à soberania de um país.

O post Ucrânia acusa Rússia de sequestrar outro prefeito apareceu primeiro em Metrópoles.

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Pinterest