A família de um idoso de 81 anos internado há uma semana com pneumonia na unidade de pronto atendimento (UPA) de Ceilândia denuncia que o paciente está em sofrimento com a troca de antibióticos ministrados pela equipe médica. Um dos medicamentos, que custaria em torno de R$ 2 mil, estaria em falta na unidade.
O paciente é Júlio Antônio de Lima. Ele foi internado em 19 de março, com quadro de pneumonia. A filha dele, a profissional de limpeza Elma Seabra, 56, conta que o pai já tomou quatro tipos diferentes de antibióticos. “Os dois primeiros não surtiram efeito; o terceiro, esse que custaria R$ 2 mil, até melhorou o quadro, mas o estoque teria acabado nessa terça-feira (25/3)”, relata.

Elma diz que, quando o medicamento acabou, uma das enfermeiras sugeriu que ela comprasse. A filha de Júlio até pretendia acatar a ideia. “Eu planejei pedir alta ao meu pai para ficar ministrando o remédio por conta própria, mas, quando eu pedi o nome e a receita do medicamento, a enfermeira disse que havia rasgado os papéis e que o médico já havia receitado um quarto antibiótico”, explica a filha do paciente.
O post UPA do DF “some” com receita de antibiótico para idoso com pneumonia apareceu primeiro em Ouvidoria Comunitaria.