Search
Close this search box.

-Publicidade-

Varíola dos macacos e hepatite: casos suspeitos são de criança e jovem

Varíola dos macacos e hepatite: casos suspeitos são de criança e jovem
Varíola dos macacos e hepatite: casos suspeitos são de criança e jovem

A Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES/DF) notificou o governo federal sobre um caso suspeito de varíola dos macacos e outro de hepatite misteriosa. Cada infecção ainda precisa ser confirmada ou descartada por meio de exames realizados em laboratórios de referência.

Para isso, a pasta local deve encaminhar amostras de cada paciente para os locais indicados pelo Ministério da Saúde. Para a varíola, o responsável é o Laboratório de Biologia Molecular de Vírus do Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho ou o Laboratório de Virologia Molecular do Instituto de Biologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Em relação aos casos de hepatite, é preciso que os profissionais e serviços de saúde preencham o formulário de notificação. A partir disso, os exames de diagnóstico e investigação serão realizados pela Rede de Laboratórios de Saúde Pública.

Pacientes

O paciente com suspeita de varíola é um homem, na faixa etária de 20 a 29 anos. Já a de hepatite misteriosa é uma criança com idade entre 5 e 9 anos. Os dois estão em acompanhamento.

“O DF já está preparado para lidar com a situação. Assim que os primeiros casos foram registrados no Brasil, o Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde (Cievs) do DF emitiu um alerta epidemiológico às unidades da atenção primária e hospitalares das redes pública e privada”, diz a pasta em nota oficial.

A infectologista Ana Helena Germoglio explica que os sintomas da varíola são: febre, dor no corpo e manchas vermelhas que evoluem para lesões. “Normalmente, o sintomas duram de duas a três semanas quando o paciente não evolui para um quadro grave”, esclarece.

Já da hepatite, os principais sinais incluem vômito, olhos amarelos e urina escura, entre outros. “Qualquer criança ou adolescente com sintomas não deve ir para a escola e deve ser levada para avaliação o mais rápido possível”, diz.

Segundo ela, não há um prazo específico para a realização dos exames e liberação dos resultados, pois depende dos laboratórios a realizarem.

O post Varíola dos macacos e hepatite: casos suspeitos são de criança e jovem apareceu primeiro em Ouvidoria Comunitaria.

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Pinterest