No Distrito Federal o feriado foi criado em 1995, por meio de uma lei distrital de autoria do deputado Carlos Xavier na Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF). Cerca de 15 anos mais tarde, em 2010, foi criada a lei, de caráter nacional, que institui o Dia Nacional do Evangélico, em 30 de novembro.
O Dia do Evangélico, celebrado nesta quinta-feira (30), simboliza uma data de comemoração para a religião evangélica. Os números do Censo 2022 do IBGE, sobre religião, ainda não foram divulgados, mas, de acordo com o Censo de 2010, entre os 86,8% brasileiros que se declararam cristãos, 22,2% disseram ser evangélicos.
á uma pesquisa Datafolha, publicada em 2020, mostrou que os evangélicos somavam 31% dos brasileiros que dizem ter religião. Conforme a pesquisa, as mulheres representavam 58% dos seguidores.
Como foi escolhida a data?
De acordo com o presidente do Conselho de Pastores no DF Josimar Francisco da Silva, que participou dos debates que deram origem à lei, a ideia era colocar a data o mais próximo do dia 31 de outubro, quando é celebrada a Reforma Protestante (saiba mais abaixo). Mas, acabaram escolhendo o dia 30 de novembro.
“A gente lutou para que ficasse perto dessa data, porque é muito importante para o segmento evangélico no mundo todo. Como não foi possível, foi escolhido o dia 30 de novembro, em si não tem nenhum significado”, diz o pastor.