Na manhã desta quarta-feira (18/9), o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB) por meio de suas redes sociais criticou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que segundo o Poder360 estaria “irritado com as queimadas que atingem o Distrito Federal e […] teria demonstrado não estar feliz com uma suposta inércia por parte do Corpo de Bombeiros do DF”.
Ibaneis considerou como “desconhecimento e insensível ” com Corpo de Bombeiros de Brasília, da Defesa Civil e de outros agentes envolvidos, que se dedicam diturnamente a combater os focos de incêndios.
“O presidente revela não só desconhecimento, como também insensibilidade diante do efetivo trabalho do Corpo de Bombeiros de Brasília, da Defesa Civil e de outros agentes envolvidos, que se dedicam diturnamente a combater os focos de incêndios e são comprometidos com ações preventivas ao longo de todo o ano. Por esta razão, são instituições respeitadas e admiradas pela população” disse o chefe do executivo.
Ibaneis afirmou ainda que: “o presidente, como morador transitório de Brasília, deve estar preocupado em explicar a incapacidade e precariedade dos órgãos federais em regiões onde devia ser mais presente. Desleixo inclusive com o Parque Nacional, que apesar de ser uma área federal, segue ignorado pelas autoridades federais, deixando o DF sozinho na empreitada de sua preservação”.
O Governo do Distrito Federal (GDF) aumentou, nesta terça-feira (17), o efetivo empenhado na operação conjunta que envolve o Corpo de Bombeiros Militar (CBMDF), o Instituto Brasília Ambiental, o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e o Prevfogo do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama). Cerca de 640 bombeiros foram acionados para participar do combate e já estão se revezando em campo. Além disso, a Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) cedeu um helicóptero para auxiliar nos trabalhos aéreos.
O post Ibaneis critica Lula e sai em defesa dos bombeiros do DF apareceu primeiro em Ouvidoria Comunitaria.