Na manhã desta quinta-feira (13), membros do Conselho de Cultura, representantes da sociedade civil e artistas locais se reuniram na Administração Regional de São Sebastião (DF) para discutir a organização da festa de aniversário de São Sebastião 2025. O encontro foi solicitado por meio de um ofício do Instituto INESP BRASIL e contou com a presença da Organização Social Amigos da Solidariedade (OSC), responsável pela execução do evento.
A principal preocupação levantada durante a reunião foi a falta de transparência e inclusão de artistas e ambulantes locais na programação do evento. Segundo a OSC, o projeto já foi apresentado à Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Distrito Federal e, até o momento, contempla apenas artistas regionais e nacionais, como a dupla Pedro Paulo & Matheus. Ou seja, os artistas de São Sebastião estão excluídos das atrações confirmadas.
A OSC informou ainda que toda a estrutura de bares e serviços será contratada de fora, permitindo apenas a negociação de espaços na praça de alimentação. A decisão gerou insatisfação entre os representantes da comunidade, que defendem que o dinheiro público investido no evento deveria priorizar contratações locais, estimulando a economia criativa e fortalecendo o comércio da região.
Além da falta de valorização da cultura local, outro ponto que tem gerado questionamentos é a destinação de emendas parlamentares para a organização do evento. O deputado Rogério Morro da Cruz destinou R$ 600 mil para a OSC Amigos da Solidariedade, sem critérios claros para fomentar a cultura e o desenvolvimento local.
Moradores e representantes do setor cultural questionam por que o deputado tem priorizado OSCs de outras cidades, ignorando as organizações qualificadas de São Sebastião. Surgem dúvidas sobre possíveis esquemas envolvendo a distribuição dessas emendas, levantando suspeitas de supostas “rachadinhas” ou devoluções de recursos.
Além de excluir as OSCs locais, há denúncias de que o parlamentar estaria utilizando seu poder para desarticular e enfraquecer eventos tradicionais da cidade, em uma possível perseguição política. Quem não se lembra o polêmico aniversário de São Sebastião em 2024, organizado pela OSC Lábios de Lua, que foi alvo de críticas e protestos. O evento foi um fracasso de público, com menos de 500 pessoas presentes nos três dias de festa, evidenciando a insatisfação popular.
Outro fato que chama atenção e a data de situação cadastral da OSC que e de a penas um ano e três meses de atividades cadastral,
VEJA O CARTÃO DE CNPJ NO LINK
Diante desse cenário, empresários, artistas e representantes culturais prometem não ficar calados. A expectativa é de que o aniversário de São Sebastião 2025 se torne novamente um palco de polêmicas e protestos, caso a situação não seja revista pelas autoridades responsáveis.
O post Quais esquemas estão por trás das distribuições de emendas do Dep. Rogério M. da Cruz? apareceu primeiro em Ouvidoria Comunitaria.